Polícia

Cachorro vítima de maus-tratos é resgatado no Cidade Satélite

Um casal de venezuelanos foi preso em flagrante pelo crime

Um cachorro vítima de maus tratos foi resgatado por uma Equipe do Primeiro Batalhão da Polícia Militar (1° BPM), no bairro Cidade Satélite, no final da manhã desse sábado, 20. O casal de venezuelanos, Z.D.C.G., de 43 anos, e H.J.Y., de 48 anos, foram presos em flagrante pelo crime.

De acordo com informações da polícia, ao chegar à residência, os policiais foram atendidos por Z.D.C.G., que ao ser questionada sobre ter algum cachorro em situação de maus-tratos, a mulher os levou até o fundo do quintal.

Os policiais encontraram o animal sujo, ferido, magro, debilitado, em meio a fezes e amarrado por corrente sob o sol sem estrutura coberta. A mulher informou que encontrou o cachorro a cerca de dois meses em uma praça e que decidiu cuidá-lo, porém sem ter os meios necessários.

O marido dela chegou à residência e afirmou ter encontrado o animal há quatro meses em uma praça, entrando em contradição com a esposa. Questionado em como o cachorro tinha ficado naquelas condições, H.J.Y. respondeu que não tinha o valor de R$ 156 para providenciar o tratamento.

De imediato, a equipe solicitou que o cachorro colocado sob a sombra e com água fresca. Uma guarnição do Canil, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), com a presença de um veterinário foi acionada. No local, o especialista constatou os maus-tratos apontando a presença de feridas e larvas na pele do animal.

Foi feito o contato com Organizações Não Governamentais (ONGs), que realizam o resgate de animais nessa situação, e uma delas se comprometeu em custear os medicamentos para o tratamento. Uma mulher que reside na residência se comprometeu em realizar os cuidados necessários.

Diante dos fatos, o casal foi preso em flagrante e encaminhado à Central de Flagrantes para as providências legais e cabíveis.

Maltratar animais é crime e a pena varia de 2 a 5 anos de prisão. Quem pratica ato de maus tratos, seja contra animal doméstico ou silvestre, responderá em âmbito administrativo e penal. As punições que podem ser aplicadas imediatamente, como multas e apreensão do animal.