Polícia

Caminhão com duas toneladas de cassiterita é apreendido pela PM

Policiais militares abordaram o veículo no anel viário

Policiais militares do 1° BPM (Batalhão da Polícia Militar) foram acionados, via CIOPS (Centro Integrado de Operações Policiais), após denúncia de um delegado da Polícia Civil, para atender uma ocorrência de transporte ilegal de minério, com aproximadamente oito veículos em comboio na zona rural de Boa Vista, próximo ao anel viário.

Os policiais militares se deslocaram para o anel viário, para aguardar a passagem do comboio e, aproximadamente dez minutos após a chegada da PM, vários carros passaram, entre eles um caminhão branco que fez um contorno no meio da pista, de forma rápida e arriscada. Foi quando os policiais foram atrás do veículo, que tentou entrar numa fazenda.

No portão da fazenda, desceram do caminhão os envolvidos R.C.S. (57), G.V.S.B. (20) e o menor W.C.C. (16), que ao serem questionados sobre o que havia no caminhão, primeiramente informaram que era apenas lona e posteriormente disseram que o caminhão estava com aproximadamente 2.000 quilos de cassiterita, minério de onde se obtém o metal.

Após busca veicular, foram encontrados em sacos do minério, um simulacro de pistola na cor preta, um rádio transmissor na cor preta e vermelha. O senhor de 57 anos disse aos policiais que vinham da Maloca do Boqueirão, município de Alto Alegre, e que iriam ganhar R$2,50 por quilo do minério, mas que não sabia quem era o contratante do frete.

Os três ocupantes do caminhão, que não reagirem e colaboraram com a ação da PM, foram conduzidos à Polícia Federal para providências cabíveis.

A PM informou que assim que os homens chegaram à sede da PF, um advogado se apresentou como representante dos ocupantes do caminhão.


Sacos com cassiterita foram apreendidos pela Polícia Militar (Foto: Ascom PM)