Polícia

Carretéis com linhas de cerol são apreendidos no Cidade Satélite

Empinar pipas em espaços com trafego de veículos de qualquer natureza é proibido conforme lei municipal

A combinação de sol e condições favoráveis de vento é perfeita para quem gosta de atividades ao ar livre como empinar pipas. Em Boa Vista, esta prática é muito comum, porém, o uso de linhas com cerol traz sérios perigos à vida.

Neste domingo (2), a Guarda Civil Municipal realizou a apreensão de 21 linhas com cerol e 103 pipas em ruas do bairro Cidade Satélite, na zona Oeste.

O cerol é um composto formado por pó de vidro e cola, para cortar a linha de outras pipas, o que funciona como uma espécie de disputa no ar.

E foi nesta brincadeira que em 2015 uma manicure levou 11 pontos no pescoço após ser ferida por uma linha de pipa com cerol no bairro São Bento. Ela estava na garupa de uma motocicleta quando aconteceu o acidente com o material. 

De acordo com a Lei Municipal Nº 404, de 29 de novembro de 1996, é proibido “soltar pipas e papagaios nas avenidas, ruas e praças que trafegam veículos de qualquer natureza”.

Os locais permitidos para a atividade, ainda de acordo com a lei, são Parque Anauá; clubes públicos e particulares; praias e demais locais que não trafegam veículos.

A recomendação da Superintendência da GCM é que a população evite soltar pipas em espaços públicos para evitar o risco à vida de pessoas que transitam na área, principalmente as que usam motocicleta. “A GCM estará fiscalizando todos os dias”, diz.