Polícia

Cinco pessoas são presas pela Cipa com 161 tartarugas

A ação ocorreu durante fiscalização ambiental fluvial no Baixo Rio Branco, zona rural do município de Caracaraí. 

A Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA) da Polícia Militar de Roraima apreendeu, nesse sábado, 20, 161 tartarugas e prendeu cinco suspeitos de prática de crime ambiental.  A ação ocorreu durante fiscalização ambiental fluvial no Baixo Rio Branco, zona rural do município de Caracaraí. 

Conforme a Polícia Militar, os homens estavam em uma canoa e dentro da embarcação os policiais encontraram um saco com quatro tartarugas. Quando foram questionados sobre a procedência dos animais, eles informaram que estavam caçando quelônios há aproximadamente uma semana, com o objetivo de comercializar.


Local onde as tartarugas foram encontradas (Foto: Divulgação)

Os suspeitos indicaram outro ponto onde foram encontradas 157 tartarugas dentro de sacos de fibra, espalhados perto de um barranco, em uma enseada, na margem esquerda do rio Branco. Alguns animais estavam com ferimentos na região do pescoço e no casco.

Nesse local, os policiais encontraram também uma rede de malha para captura de quelônios, além de motores e outra canoa.

A área onde os animais foram capturados é uma região de desova para reprodução das espécies. Um local bastante vulnerável, principalmente para a espécie Podocnemis expansa, que está ameaçada de extinção.

Os quelônios foram soltos, os objetos foram apreendidos. Os cinco envolvidos, N. S. L., de 38 anos, V. V. N., de 21 anos, S. S. C., de 23 anos, G. V.S., de 33 anos, e C. G. V. S., de 23 anos, foram conduzidos e apresentados na Delegacia da Polícia Civil em Caracaraí para as providências cabíveis.