Polícia

Cinco são presos acusados de Explorar sexualmente garota

A Polícia Civil iniciou uma ação, às 6h dessa segunda-feira, dia 2, que resultou na prisão de cinco pessoas suspeitas de envolvimento na exploração sexual de uma menina de 13 anos. Foram presos na comunidade de Bom Jesus, no município de Bonfim, o tio e padrinho da garota, além de uma tia que também é da comunidade.

Na sede do município de Bonfim, um conhecido da família, de 49 anos, e em Boa Vista, uma irmã da vítima, de 27 anos, também foram presos. Todos suspeitos pelo crime de estupro de vulnerável, previsto no art. 217-A do CPB (Código Penal Brasileiro).

De acordo com a delegada titular do NPCA, Jaira Farias, que coordenou a ação, a garota tem um histórico de abuso sexual. No ano de 2017, a própria mãe e o padrasto foram acusados de explorarem sexualmente a menina, que tinha 11 anos naquela ocasião. A mulher foi presa pela Polícia Civil e condenada pela Justiça a 38 anos de reclusão. O padrasto fugiu de Roraima e há informes que tenha se escondido na Guiana.

Com a prisão da mãe da garota, a guarda dela ficou sob a responsabilidade de uma irmã, que há dois meses procurou a Polícia Civil para relatar que estava achando estranho o comportamento da menina e alguns problemas de saúde que ela estava enfrentando.

As investigações tiveram início com a oitiva da garota e outras diligências realizadas. A delegada Jaira solicitou a prisão dessas cinco pessoas.

O tio e padrinho da menina são acusados de trazer homens da Guiana, que faz fronteira com Roraima, para terem relações sexuais com ela. Os demais presos são familiares que, segundo as investigações e declarações da vítima, viam e sabiam de tudo, mas eram coniventes com a situação.

“As prisões preventivas foram solicitadas de acordo com os relatos da vítima e as investigações ainda vão continuar para que possamos concluir a materialidade do caso”, disse a delegada.

Após serem ouvidos na delegacia, os presos foram encaminhados à Cadeia Pública de Boa Vista, onde permanecerão à disposição da Justiça. O trabalho foi realizado em Boa Vista e em duas localidades no município de Bonfim, por agentes do NPCA (Núcleo de Proteção a Crianças e ao Adolescente), com o apoio tático e operacional do DOPES (Departamento de Operações Especiais) por meio do GRT (Grupo de Resposta Tática) e dos agentes do Plantão Diferenciado da Polícia Civil. (J.B)