Polícia

Cinco são presos por suspeita na morte de adolescente

As equipes da PM e Dicap também localizaram a residência onde ocorreu o julgamento de Josué Oliveira da Silva, de 16 anos, pelo Tribunal do Crime

Durante todo o dia da terça-feira, 16, após tomarem conhecimento do homicídio praticado contra o adolescente Josué Oliveira da Silva, de 16 anos, que era autista e sofria com problemas mentais, policiais de Roraima iniciaram uma série de diligências no intuito de localizar e prender os autores do crime que filmaram a vítima antes e durante a morte. As prisões ocorreram ainda durante o dia e já era noite quando os cinco indivíduos foram conduzidos ao Plantão Central da Polícia Civil, no 5° DP.

Conforme a Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), a ação ocorreu em parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil. “Essa ação resultou na prisão de cinco pessoas envolvidas no homicídio que vitimou o jovem de 16 anos, o Josué. Ainda durante o dia foram presos Vitor Renan Cames, Felipe Rodrigues dos Santos, João Júlio de Jesus Passarinho, Talisson da Silva Costa, Victor Lucas Sobral Matos. Realizamos várias diligências na área Oeste e conseguimos comprovar que realmente foi em virtude de confronto de facções criminosas que atuam no estado. Outras buscas podem acontecer”, destacou o chefe da Dicap, Roney Cruz.

As prisões aconteceram em alguns bairros da Capital, dentre eles o Santa Luzia, Conjunto Cruviana no bairro Laura Moreira, Santa Tereza e Pintolândia. De acordo com as investigações, um dos envolvidos disponibilizou a casa, que fica no bairro Santa Tereza, onde mora sozinho, e lá aconteceu o “julgamento” do adolescente no “Tribunal do crime”, sob a justificativa de que a vítima pertencia a uma facção rival. No celular de um dos criminosos, apontado como o cabeça do bando, foram encontradas diversas mensagens trocadas em um aplicativo, nas quais relatava sobre a ação criminosa.

Nas mensagens, o bandido também dava as informações do julgamento e pedia orientação sobre o próximo passo, até receberem a ordem de matar o menor. “Eles foram autuados em flagrante por organização criminosa e por homicídio. Um sexto indivíduo, [J.R.F.A.F.]. foi conduzido e com ele foi encontrado entorpecente e dinheiro, mas a autoridade policial lavrou o Termo Circunstanciado de Ocorrência [TCO] por entender que não configurou tráfico, mas posse. Os flagranteados ficaram detidos até a manhã de ontem, 17, quando foram apresentados à Justiça em audiência de custódia”, declarou Cruz.

Policiais da Dicap ressaltaram que no vídeo no qual a vítima aparece conversando com os suspeitos do crime, Josué não tem convicção de suas declarações e que no Boletim de Ocorrência (B.O), registrado pela mãe sobre o sumiço do filho, está em destaque o fato de que ele tinha um distúrbio mental em grau leve. “É de fácil análise perceber que ele estava induzido a falar algumas coisas e esses criminosos sem escrúpulos tiraram a vida do inocente, simplesmente pelo prazer de matar. Todos os policiais ficaram sensibilizados com o caso. Roraima tem bons policiais que se dedicam de forma integral. Compartilhamos as informações e conseguimos êxito”. 

O caso ganhou tanta repercussão e comoveu tantas pessoas pelo fato da vítima ter transtornos do espectro autista que até mesmo o governador Antonio Denarium e o secretário de segurança pública, coronel Olivan Pereira de Melo Junior, ligaram para os policiais que estavam na Delegacia para saber da prisão dos elementos e pediram empenho na resolução do caso.

O CASO – O corpo da vítima foi encontrado na manhã dessa terça-feira, 16, numa área de lavrado próximo a um balneário conhecido como Urubuzinho, que fica no entorno do Anel Viário, na RR-205. A vítima foi degolada e quase decapitada pelos autores do homicídio que possivelmente tenha acontecido no fim da madrugada daquele dia. (J.B)