Polícia

Comerciante reage a assalto e é agredida por bandidos

O suspeito terminou preso pela polícia e a vítima o reconheceu como um ex-funcionário de seu estabelecimento

Uma Peixaria, localizada na rua Felipe Xaud, bairro Asa Branca, foi alvo de uma tentativa de assalto que só não deu certo porque a proprietária do estabelecimento reagiu e conseguiu impedir a ação dos criminosos que chegaram em uma motocicleta Yamaha/XTZ, cor vermelha e, com uma arma em punho, anunciaram o roubo, exigindo dinheiro e o celular da vítima. O fato ocorreu por volta das 18h55 da terça-feira, dia 10.

A mulher se agarrou ao criminoso e ambos travaram luta corporal. Como é mais forte, o sujeito conseguiu se livrar e dar uma coronhada na cabeça da vítima, causando um corte profundo. O bandido ainda tentou disparar a arma caseira, calibre 38, mas a arma não funcionou. Amedrontada, a dona da peixaria se agarrou ao sujeito novamente.

O filho da comerciante chegou e viu a mãe lutando para não ser roubada. Com a presença do rapaz, os bandidos se assustaram e fugiram na moto, mas foram seguidos até a esquina da rua Manoel Felipe com a avenida dos Imigrantes, local em que colidiram numa outra motocicleta e caíram. O piloto abandonou o garupa e conseguiu fugir a pé, enquanto o comparsa foi alcançado por populares revoltados que o agrediram com socos, pontapés e pedaços de madeira.

O sujeito ainda perdeu sua bermuda e ficou vestido apenas com uma cueca. Ele só não foi linchado porque dois policiais militares que exercem suas funções no Colégio Estadual Militarizado Professora Maria de Lourdes Neves passavam pelo local e interviram, impedindo que as agressões persistissem.

A vítima informou aos policiais que há alguns dias foi assaltada pela mesma dupla e que o elemento que foi preso é um ex-funcionário, por isso conhece a rotina da família. “É um venezuelano que trabalhou no local uns seis meses. Na quarta-feira da semana passada, eles levaram R$ 4 mil que ela guardava para pagar o peixe de um fornecedor”, destacou um familiar.

Um dos policiais destacou que três equipes participaram da ação. “Foi a equipe da Viatura FT-21 da Força Tática, viatura 001 do policiamento ostensivo e a viatura da cavalaria. Segundo a vítima, os dois são de origem venezuelana. O segundo elemento, trajando camisa escura e bermuda jeans, conseguiu fugir”, acrescentou o militar.

Por fim, o indivíduo foi levado para a Central de Flagrantes do 5o DP, depois de receber atendimento médico no Hospital Geral de Roraima (HGR). Na Delegacia, foi autuado em flagrante por roubo, considerando que a vítima quis representar contra ele, apesar de ferida. A moto usada no crime ficou apreendida na Unidade Policial. Na manhã de ontem, dia 11, o elemento foi encaminhado para audiência de custódia e a Justiça decidiu mantê-lo preso e o enviou para o sistema prisional. (J.B)    

O sujeito foi conduzido à Delegacia com a cabeça enfaixada por ter sido quase linchado por populares (Foto: Aldenio Soares)