Polícia

Condenado por estupro morre na Penitenciária Agrícola

VANESSA FERNANDES

Colaboradora da Editoria de Polícia

O detento Edson Sales dos Reis, de 47 anos, conhecido como “Camelo”, foi encontrado morto dentro da Penitenciaria Agrícola de Monte Cristo (Pamc) na tarde desta segunda-feira (29). O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML) no início da noite.

Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) a morte aparentemente ocorreu por causas naturais, pois Edson Sales dos Santos não tinha sinais visíveis de agressão, mas a secretaria informou que aguardará o resultado do laudo do IML.

“O Corpo de Bombeiros Militar e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados para a ocorrência. O IML (Instituto Médico Legal) removeu o corpo e a causa da morte será revelada após o laudo. Foi registrado Boletim de Ocorrência e a necessidade de investigação só será identificada a partir do laudo que atesta o motivo da morte”, concluiu a nota da Sejuc.

“Camelo” foi condenado a 4.380 dias em regime fechado pelos artigos 213, 218 e 69 do Código Penal Brasileiro. Em 2017 a justiça o condenou a 12 anos em regime fechado pelos crimes de estupro e coação de menor, praticados em novembro de 2015, no município de Pacaraima, ao norte do Estado.

Segundo consta no processo junto ao Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Edson ofereceu a quantia de R$ 300 para que um adolescente de 15 anos praticasse ato libidinoso com ele. Com a negativa do jovem, o detento ameaçou-lhe de morte e o estuprou em seguida. 

DUAS MORTES – Este é o segundo caso de morte por causas naturais dentro da PAMC apenas neste mês de julho. No dia 16, Nilton Cesar Alves da Costa, 42 anos, o “Cezinha”, morreu em uma cela da Unidade Prisional. Ele estava preso desde o dia 29 de junho deste ano a espera de novo julgamento pelo crime de estelionato.

À época, agentes penitenciários afirmaram para a reportagem da Folha que o detento teria morrido por asfixia, após companheiros de cela e membros da mesma facção o terem enforcado até que ficasse inconsciente.

A equipe de plantão teria escutado gritos e corrido até o bloco para salvar o detento. Ele foi levado para o Hospital Geral de Roraima (HGR), mas não resistiu e morreu assim que chegou ao Pronto Socorro Francisco Elesbão.

Sobre o caso, a SEJUC informou que “Cezinha” teve uma parada cardiorrespiratória e sua morte ocorreu por causas naturais. Laudo do IML confirmou a causa da morte como sendo infarto, fato este que foi contestado pela família de “Cezinha”. (V.F.)