Polícia

Dados apontam diminuição de 51,54% nos casos de homicídios em RR

Informações foram divulgadas pelo Ministério da Justiça nesta terça-feira (13)

Nos primeiros quatro meses de 2019, Roraima registrou 50 homicídios dolosos a menos que o mesmo período do ano passado. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, nos primeiros quatro meses deste ano, 47 pessoas foram mortas por alguém que agiu intencionalmente ou assumiu o risco consciente de matar. É um resultado 51,54% inferior aos 97 casos registrados entre janeiro e abril do ano passado.

A melhora também foi constatada em cinco dos sete indicadores de outros tipos de crimes analisados pela FolhaWeb, que podem ser acompanhados pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp) – plataforma de informações integradas criada em 2012 e que está a cargo da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A base de dados é alimentada pelos estados e pelo Distrito Federal, responsáveis por lançar os boletins de ocorrência.

De acordo com o balanço parcial que o Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou hoje (13), a segunda maior variação percentual (-45,99%) foi observada no furto de veículos, que caiu de 237 para 128 ocorrências na comparação entre o primeiro quadrimestre de 2018 e o de 2019.

Apenas dois indicadores de Roraima sofreram aumento. Em casos de lesões seguidas de morte, a variação percentual foi de 150%, onde os números subiram de 2 em 2018, para 5 neste ano. O total de roubos seguidos de morte, teve 100% de aumento, com o registro de 4 ocorrências em 2019, quando comparado a 2 ocorridas no ano passado.