Polícia

Detento de 22 anos morre no HGR

O detento Cristófe Wendreo Pinheiro da Silva, de 22 anos, morreu no final da tarde desta segunda-feira, dia 27, em decorrência de uma tuberculose. Preso na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico desde 13 de setembro do ano passado, ele deu entrada no Hospital Geral de Roraima (HGR) no último dia 16.

Conforme nota da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Cristófe tinha como diagnóstico inicial graves complicações pulmonares quando estava sendo tratado no Pronto Atendimento Airton Rocha. Com o agravamento da sua condição, ele foi transferido para o Grande Trauma do HGR onde, segundo a Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou-se o protocolo específico para a doença.

Ainda de acordo com a Sesau, não houve resposta ao tratamento, o que tornou necessária a transferência do detento para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Mesmo assim, a enfermidade evoluiu para tuberculose pulmonar, resultando na morte de Cristófe. Ele fazia parte de um grupo de 13 apenados que estão recebendo atendimento na unidade saúde.

A Folha conversou com a esposa do detento, Josiele Rodrigues Moreira, e ela informou à reportagem que o marido adquiriu pneumonia, tuberculose e coceira pelo corpo assim que deu entrada na unidade prisional.

“Dentro da penitenciária, o estado dele só se agravava. Por várias vezes solicitamos da Sejuc que pudéssemos cuidar dele, levando medicamentos, mas não fomos atendidos. Até um advogado nós pagamos, mas o pedido foi negado”, contou Josiele.

Josiele também compartilhou que a Sejuc entrou em contato com os familiares e informou que deve arcar com os custos da funerária. De acordo com ela, a família de Cristófe acionará a justiça contra o Governo do Estado.

OUTRAS MORTES – Cristófe é o sexto detento a morrer sob a custódia do estado desde 2019 e o terceiro em decorrência de doença pulmonar. Paulo Alberto de Araújo, de 65 anos, e Genival Santos Lima, de 42 anos, morreram nos dias 4 e 12 de novembro do ano passado. Araújo chegou a ser levado para o HGR, mas sem pulso. Lima ainda permaneceu onze dias internado.

Publicidade