Polícia

Dois caminhões são apreendidos com 10m³ de madeira angelim ilegal

Móveis feitos com o material chegam a custar mais de R$ 5 mil

Dois homens foram conduzidos a Delegacia de Caracaraí, região Centro-Sul de Roraima, ao serem flagrados com carregamento ilegal de madeira na BR-174 nesta segunda-feira (4). As abordagens foram realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ao todo, era transportado mais de 10 m³ de madeira do tipo angelim-pedra, sem Documento de Origem Florestal (DOF). O material é conhecido no mercado pela qualidade e é muito utilizado na construção civil, naval, confecção de instrumentos musicais e de móveis que podem custar mais de R$ 5 mil.

A primeira abordagem aconteceu no km 255, a um caminhão que transportava 4 m³ da madeira. Os policiais rodoviários perguntaram pelo documento que autoriza o transporte do produto, mas o condutor não possuia e afirmou que pretendia vender a carga.

Logo após, outro caminhão com 9 m³ do mesmo tipo de madeira foi abordado. O condutor foi questionado sobre o destino do material e alegou que seria utilizado no seu sítio, mas também não possuía a documentação necessária.

Os motoristas foram apresentados na Polícia Civil por crime ambiental com base no artigo 42 da Lei 9605/98.