Polícia

Dono de maquinário em garimpos ilegais é alvo de operação da PF

São cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Boa Vista, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Roraima

Com o objetivo de investigar uma associação criminosa que estaria envolvida na exploração de garimpos ilegais na Terra Indígena Ianomâmi, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 29, a operação Dominus.

São cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Boa Vista, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Roraima, após representação da autoridade policial e manifestação favorável do MPF. Durante as buscas os policiais deram voz de prisão em flagrante ao investigado, após terem encontrado uma arma ilegal, que segundo a PF seria enviada à região de garimpo.

Arma que foi encontrada na casa de um dos investigados (Foto: Ascom/PF)

O Inquérito Policial identificou um suspeito que seria responsável por garimpos ilícitos na Terra Indígena Ianomâmi e proprietário de maquinário que operaria na região, em Roraima.

Segundo as investigações, o suspeito contaria com dezenas de pessoas trabalhando sob sua autoridade e operando equipamentos de sua propriedade nas lavras irregulares.

Os mandados são relacionados, também, a outros integrantes que participariam da logística dos negócios não apenas do suspeito, mas atuariam como responsáveis pelo depósito e transporte de insumos para garimpos na região.

Os suspeitos são investigados por crimes de Garimpo Ilegal (art. 55 da lei 9.605/98), Usurpação de Bem da União (art. 2º da lei 8.176/91), Transporte Ilegal de Combustível (art. 56 da lei 9.605/98) e por Associação Criminosa (art. 288 do Código Penal).

DOMINUS – O nome da operação faz referência ao termo em latim para “dono”, “senhor”, em alusão à posição do principal investigado na atividade do garimpo ilegal na região.

Confira o vídeo da Operação Dominus: