Polícia

Drones serão utilizados em investigações no combate ao tráfico

Policiais civis participam de curso de capacitação de pilotagem de drones

Drones serão utilizados em investigações no combate ao tráfico. Policiais civis lotados na DRE (Delegacia de Repressão ao Entorpecente) e Denarc (Departamento de Narcóticos) participam, durante esta semana, de um curso de pilotagem de aeronaves não tripuladas (drones). A atividade teve início na segunda-feira, dia 26, e se encerra nesta sexta-feira, dia 30, no horário das 8h às 12h e das 13h às 18h.

O curso está sendo realizado em parceria com o Exército Brasileiro e ministrado por instrutores do Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) de Brasília.

De acordo com a diretora do Denarc, Darlinda de Moura Viana, a partir deste treinamento, os policiais estarão capacitados para o uso desses equipamentos durante as ações policiais como investigações e operações.

“A capacitação sobre a utilização de drones é muito importante, tendo em vista que o uso desse equipamento torna nosso trabalho operacional mais eficiente, e o uso do equipamento é, sem dúvida, de extrema importância para as investigações”, disse a delegada.

Ainda segundo a diretora, toda aeronave que se opere de forma remota além da linha de visada visual (BVLOS) ou acima de 400 pés (em relação ao nível do solo), deve ser registrada e possuir certificados de aeronavegabilidade e de autorização de voo, que dependem da sua classe e/ou tipo de operação.

“As ações de segurança com a utilização de drones é crescente e de grande apoio ao policiamento ostensivo e preventivo realizado pelas forças de segurança. A capacitação vem para aprimorar as atividades já realizadas pelos nossos agentes”, concluiu Darlinda.


Com o uso do drone, os policiais poderão entender melhor a dinâmica usada por criminosos (Foto: Divulgação)

O agente de polícia Marcelo Sobral, que participa do curso, destacou que o uso do equipamento será de grande contribuição na aplicação das técnicas de investigação.

Segundo Sobral, com o uso do drone, os policiais poderão entender melhor a dinâmica usada por criminosos.

“Teremos um ganho significativo nas investigações, principalmente nas diligências de monitoramento de traficantes, evitando surpresas, e o trabalho será mais seguro para os policiais”, disse.

Segundo ele, as investigações com o uso do drone permitirão aos policiais fazer um levantamento mais detalhado de locais de crimes.

“Também permitirá identificar veículos, rastrear veículos e pessoas. É uma ferramenta sensacional para a investigação”, afirmou.