Polícia

Empresa é investigada por desviar dinheiro de servidores públicos

Investigação aponta que empresa de empréstimos consignados desviava os valores pagos pelos servidores, ao tentar quitar suas dívidas

Uma operação que investiga desvio de dinheiro de servidores públicos foi deflagrada nesta quinta-feira, 03, pela Divisão Especial de Combate à Corrupção (Decor) da Polícia Civil de Roraima. O objetivo é desarticular esquema que envolve uma empresa de empréstimos consignados, com sede em Boa Vista.

Segundo o delegado Wesley Costa, da Decor, a investigação teve início em março deste ano. Com a apuração dos dados, o delegado informa que foi constatado que uma empresa de empréstimos consignados desviava os valores pagos pelos servidores, ao tentar quitar suas dívidas.

A informação é que a empresa inseria dados falsos no sistema dos estabelecimentos que concediam os empréstimos. Assim, a empresa recebia pela quitação da dívida, mas o dinheiro não era repassado aos estabelecimentos que concediam o empréstimo, causando prejuízo ainda maior aos servidores, que não tinham suas contas quitadas.

“Hoje foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão com a finalidade de obter novos documentos e indícios da prática do ilícito de inserção de dados falsos”, disse Costa.

As vítimas do esquema também já foram ouvidas e confirmaram que tiveram prejuízos relacionados a empréstimos não quitados, explica o delegado. “Algumas vítimas chegaram a ser pressionadas pelos funcionários da empresa para não revelar à Polícia como funcionava o esquema”, afirmou.

Se comprovada as fraudes, as pessoas envolvidas no esquema podem responder por estelionato, corrupção passiva, inserção de dados falsos em sistema de informação da administração pública e coação no curso do processo. Os trabalhos ainda não foram concluídos e várias diligências ainda estão em andamento.

OPERAÇÃO MAMON – O termo, derivado da Bíblia, é usado para descrever riqueza material ou cobiça, na maioria das vezes, mas nem sempre, personificado como uma divindade. O termo significa literalmente “dinheiro”.

Publicidade