Polícia

Empresário acusado de homicídio é preso pela Polícia Militar

Acusado pelo assassinato do lavrador Raimundo Lima Araújo em Lizarda, crime ocorrido no Tocantins em 2017, um empresário de 49 anos foi capturado pela Força Tática da Polícia Militar na noite desta segunda-feira (17) no bairro Asa Branca, zona Oeste de Boa Vista. Ele possuía um mandado de prisão em aberto desde maio de 2018.

A abordagem foi feita enquanto o detido e o irmão dele, um fazendeiro de 47 anos, estavam em um veículo na Avenida dos Imigrantes. A equipe relatou que decidiu realizar a revista, pois o modelo do carro era semelhante a outro utilizado em diversos assaltos na capital.

Como procedimento padrão, a identidade de ambos foi checada para verificar se possuíam pendências judiciais. Para o empresário, constava o mandado de prisão preventiva expedido pela justiça de Tocantins pelo crime de homicídio.

O detido chegou a dizer aos policiais que realmente respondia um processo naquele estado, mas desconhecia que era procurado. Conduzido à Central de Flagrantes, no 5º Distrito Policial, as autoridades iniciaram os procedimentos para que a ordem do juiz seja cumprida. 

 

O CRIME – De acordo com a imprensa de Tocantins, à época, o corpo do lavrador Raimundo Lima Araújo, de 63 anos, foi encontrado caído no chão ao lado da sua motocicleta no dia 26 de setembro de 2017. O crime ocorreu em uma estrada vicinal da zona rural do município de Lizarda, onde a vítima tinha uma fazenda.

Raimundo possuía duas perfurações no tórax provocadas por arma de fogo e um corte no pescoço, feitos possivelmente com uma “arma branca”. 

De acordo com a Polícia Militar local, testemunhas teriam relatado que o lavrador tinha uma desavença com o vizinho, motivada pelos limites das duas propriedades rurais.

O empresário se apresentou como autor do assassinato somente em outubro daquele ano à Polícia Civil em Redenção, no Pará, e confessou ter cometido o crime em legítima defesa. Em seu relato, ele teria dito que a motivação foi o fato de ele ter sido atacado pela vítima com um facão, tendo inclusive sido atingido com um golpe na parte de trás do pescoço.