Polícia

Estelionatários usavam página fake de empresa para aplicar golpes

Delegada alerta que os consumidores devem sempre desconfiar quando a oferta é muito atrativa

A Polícia Civil de Roraima, por meio do DERCC (Distrito Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos) conseguiu tirar do ar, nesta terça-feira (24), um site que estava sendo usado em nome da empresa Lojas Perin, por estelionatários, para aplicar golpes em consumidores em Boa Vista.

De acordo a delegada titular do DERCC, Darlinda Moura, as investigações tiveram início em agosto deste ano, quando foi identificado que o nome da empresa, que opera em plataforma virtual com vendas de eletrodomésticos, estava sendo utilizado em uma página fake.

“Assim que empresa identificou que o nome Lojas Perin estava sendo utilizado em um perfil falso, a Polícia Civil tomou conhecimento do crime e deu início às investigações para identificar os autores do crime”, ressaltou. 

Conforme a delegada, o site tinha excelente estrutura e aparência completamente lícita, que facilmente levaria a erro qualquer pessoa. Desta forma as pessoas acessavam a página, onde negociavam por números de whatsApp.

“Através do site fake lojasperin.com o grupo gerava um número de pedido, para dar aparente credibilidade e por meio de um link de clone phishing, obtinha dados de cartões de crédito e senhas pessoais para aplicar os golpes”, explicou. 

A delegada alerta que os consumidores devem sempre desconfiar quando a oferta é muito atrativa, fora de valor de mercado ou com facilidades extremas de pagamento, pois a página fake, geralmente tem todos os indicativos da página oficial.

“Procure a loja física e verifique se o site é realmente da empresa. E ao efetuar o pagamento, o usuário deve atentar-se para onde se destina o valor. Se for pessoa física evitar o pagamento. Se for pessoa jurídica, verificar se a pessoa jurídica é realmente a empresa de onde você está comprando o bem”, enfatizou a delegada.

Darlinda disse ainda que duas pessoas envolvidas no crime foram identificadas, e a Polícia está trabalhando para identificar os responsáveis técnicos que colocaram o site no ar.

“As investigações seguem em andamento e está sendo realizado um levantamento para saber quantas pessoas tiveram prejuízos ao realizar compras no site falso”, finalizou a delegada.