Polícia

Ex-deputado e procurador são alvos de operação da Polícia Federal

Veja vídeo! O inquérito policial aponta para fraudes envolvendo mais de 14 milhões em contratos da Secretaria de Saúde de Roraima, nos períodos entre agosto de 2017 e abril de 2019

Policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em Boa Vista, na manhã de hoje (16), expedidos pela 4ª Vara Federal de Roraima. A ação faz parte da segunda fase da operação Godfather, deflagrada em 19 de dezembro de 2019, que desarticulou um grupo criminoso que atuaria em fraudes em licitações e desvios de recursos públicos da Saúde em Roraima.

O inquérito policial aponta para fraudes envolvendo mais de 14 milhões em contratos da Secretaria de Saúde de Roraima, nos períodos entre agosto de 2017 e abril de 2019.

Uma equipe de policiais está na casa do empresário e ex-deputado federal Abel Galinha.

De acordo com a PF, as investigações indicam que um ex-parlamentar exerceria ingerências na Secretaria, tanto durante quanto após seu mandato, condicionando pagamentos que deveriam ser feitos pelo órgão à empresa do esquema ao recebimento de propinas.

Também é alvo das medidas o procurador do Estado, Antonio Pereira da Costa, que teria atuado nesse processo, e, segundo a Polícia Federal ele teria recebido valores do esquema.

PROGE – A Procuradoria Geral do Estado de Roraima esclarece que não foi noticiada ou informada oficialmente sobre o teor das investigações em curso. 

Destaca que apoia, acompanha e, se acionada, irá contribuir de forma clara e elucidativa com as investigações.

Informa ainda que a força tarefa criada pelo governador e que tinha como Presidente o procurador do estado Ernani Batista teve como objetivo analisar juridicamente processos antigos , após denúncias de superfaturamento na compra de respiradores. 

O procurador Antônio da Costa não fazia e não faz parte dessa força tarefa. 

Sua nomeação para Sesau foi apenas para exercer a consultoria jurídica da pasta em relação aos novos processos .

Finaliza reforçando que o papel da Instituição é garantir a segurança jurídica dos atos oficiais da Administração Pública e que tem plena confiança no total esclarecimento dos fatos.

As investigações indicaram que propinas seriam distribuídas para viabilizar os pagamentos de faturas, permitir a renovação de contratos e garantir o atesto fraudulento de recebimento de refeições destinadas aos hospitais da rede pública.

GODFATHER – O nome da operação faz alusão ao sobrenome do principal personagem do filme “O Poderoso Chefão”, o qual é coincidente com o nome da principal empresa investigada.

Leia Mais: 

Publicidade