Polícia

Faccionados presos atuavam no tráfico de drogas

A ação visa desarticular líderes de facções criminosas

A Polícia Federal (PF)  deflagrou  32 mandados de prisão preventiva e 25 busca e apreensão desde as primeiras horas desta quarta-feira, dia 10, durante ações da Operação Hipaspistas.

De acordo com Victor Negraes, Delegado Regional de combate ao Crime Organizado – DRCOR, a ação visa desarticular líderes de facções criminosas e devem ser encaminhados até a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.

“A grande maioria dessas prisões já foi cumprida, um venezuelano foi alvo de prisão preventiva e o restante brasileiros. Há ainda acusados que devem antes passar por audiência de custódia. A Proposta é desarticular  lideranças que estavam se estruturando, a maioria deles atuavam fora do presídio e tinham como grande fonte de renda da facção e o tráfico de drogas. Entre os crimes, alguns homicídios foram constatadas”  explicou.

Operação

As equipes da PF, com apoio da Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e Ministério Público de Roraima (MPRR) estão se concentrando nos municípios de Boa Vista, Mucajaí, Caracaraí e Rorainópolis. As ações também estão sendo realizadas em Santos (SP), Londrina (PR) e Ponta Grossa (PR).

A Polícia Federal informou ainda que a ação é uma sequência direta dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da operação Érebo, deflagrada em novembro de 2018. Na ocasião, foram cumpridos 45 mandados de prisão preventiva contra integrantes de uma organização criminosa. A investigação apontou que os criminoso se articulavam para restruturar o grupo, inclusive realizando indicações de novos líderes, com o fim de possibilitar maior efetividade na prática de crimes.