Polícia

Faccionados são presos por envolvimento em morte de esposa de ex-vereador

Operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar resultou na prisão de duas pessoas foram presas e apreensão de um menor de 16 anos

Duas pessoas foram presas e um menor de 16 anos foi apreendido pelo homicídio da professora Daluz Doares, esposa do ex-vereador Lorivo Pave, no município de Alto Alegre. As prisões são resultados de operação em conjunto entre a Polícia Civil de Roraima e a Polícia Militar de Roraima, com diligências ainda em andamento.

Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 06, o adjunto da Delegacia Geral, Eduardo Wayner Brasileiro e o comandante da PMRR, Fernando Xavier, informaram que a operação iniciou no início da tarde e se encerrou por volta das 23h50 de ontem, com a prisão preventiva decretada para os dois maiores e a apreensão do adolescente.

Segundo o delegado, os envolvidos foram ouvidos e confessaram o crime. “A informação que passaram para eles é que tinha um grande volume de dinheiro na casa das vítimas e foram fazer o assalto. Em uma situação de estresse teve o disparo de arma, que ocasionou a morte da senhora e ainda resvalou no marido”, disse o adjunto.

O delegado afirmou ainda que outros detalhes do ocorrido serão repassados ao fim das investigações. “O restante a gente não pode adiantar por que as diligências continuam, para ver se teve mais gente envolvida ou não. Vale ressaltar que todos eles são ligados a uma facção criminosa, por isso que as diligências continuam para ver a motivação e saber se tem apoio de outras pessoas”, afirmou Brasileiro.

Com o trio também foram recuperados um cordão de ouro, um revólver calibre .38 de posse da vítima e a arma do crime, uma espingarda com o cano serrado, além de R$ 800 reais em dinheiro. O comandante da PMRR ressaltou que a prisão dos envolvidos e a apreensão dos itens só foi possível por conta do trabalho em conjunto das forças de segurança e do poder judiciário de Alto Alegre.

“A gente ressalta o trabalho conduzido pela Polícia Civil do município, os agentes, o delegado e o poder judiciário daquela localidade. A Polícia Militar conseguiu prestar o apoio por conta da ação conjunta das forças de segurança do estado”, afirma o comandante da PMRR. “Isso possibilita que uma resposta seja dada à sociedade e aos familiares da vítima”, completa Xavier.


Informações foram prestadas em coletiva de imprensa (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

CONFUSÃO – O delegado adjunto aproveitou para negar a informação de que oito pessoas foram detidas por envolvimento na morte da professora. Ainda na noite de ontem, o relato divulgado em grupos de notícias é que oito pessoas tinham sido presas e que somente duas confessaram como autores do crime. “Foram feitas as prisões de dois maiores e a detenção do adolescente. Só desses três”, frisou Brasileiro.

ENTENDA – No dia 30 de abril, criminosos invadiram a casa do ex-vereador de Alto Alegre, Lorivo Pape e atingiram a professora Daluz Soares. Durante a ação a proprietária da residência foi alvejada por disparo de arma de fogo, vindo a óbito no local. Seu esposo também foi atingido, porém aparentemente sem gravidade. 

DINÂMICA DO CRIME

Em interrogatório ao delegado Wesley Oliveira, um dos autores confessou que “estavam querendo dinheiro, e resolveram roubar as vítimas” e que não havia nenhum venezuelano envolvido naquele ato.

Os acusados contaram que entraram pelos fundos da casa, após pularem o muro e encontraram a vítima, Lorivo Pape, deitado no sofá, quando o renderam, apontando-lhe uma arma de fogo. A professora estava no quarto, quando também foi rendida e advertida para não reagir, porque somente queriam dinheiro.

 A professora chegou a dizer a eles que não tinha dinheiro na casa, pois havia feito uma transferência para a filha, chegando a mostrar pelo seu telefone, o comprovante de depósito.

Os acusados confessaram que foram dar uma “coronhada” na vítima Lorivo Pape porque este “havia mentido dizendo que não tinha nada em casa”, ocasião em que a disparou acidentalmente e atingiu a professora. Eles disseram também que roubaram do local um cordão de ouro, um revólver calibre 38, R$ 800,00 reais em dinheiro e os dois celulares das vítimas. 

“Eles revelaram que nesta hora saíram correndo pelo mesmo local por onde haviam entrado e, perto de um bananal os três se separam. Um deles embrulhou a arma na camisa e escondeu numa cocheira, um local em que afirmou que todo o crime foi planejado”, detalhou o delegado.

Ainda segundo o delegado, na ação foi recuperada a arma, o cordão de ouro e um celular roubado das vítimas. Além da arma usada no crime, uma espingarda calibre 20, com cano serrado.

Veja vídeo da coletiva: 

Leia mais: 

Bandidos invadem casa e matam esposa de ex-vereador de Alto Alegre