Polícia

Família contesta versão da Polícia sobre morte de jovem com asma

A Justiça Estadual determinou que o corpo do jovem passasse por perícia no Instituto Médico Legal

Matéria atualizada às 16h50 com nota da Polícia Militar

A família de Vitor Manuel Cardoso Reis, de 20 anos, que teria passado mal durante uma ação da Polícia Militar de Roraima (PMRR), e que morreu no último sábado, 28, no Hospital Geral de Roraima (HGR), procurou a FolhaBV para contestar informações divulgadas pela polícia sobre o caso.

Os familiares apresentaram à reportagem, a Ficha de Atendimento de Vitor no Grande Trauma do HGR, onde mostra que o paciente deu entrada na unidade com quadro de agressão física.

De acordo com uma parente de Vitor, ele teria sofrido várias agressões físicas durante a ação da polícia. “Eles bateram muito nele, com cabo de vassoura e o sufocaram com um pano, a mãe dele ficou do lado de fora sendo impedida de entrar na casa, enquanto ele era agredido”, contou a familiar do jovem.

Ficha de Atendimento de Vitor no Grande Trauma do HGR mostra que o paciente deu entrada na unidade com quadro de agressão física (Foto: Divulgação)

Ainda segundo a familiar, o jovem teria começado a passar mal por conta das agressões vindo a ficar sem ar. “Ele começou a sentir falta de ar porque apanhou muito e eles só levaram para o hospital quando estava desfalecido. A glicemia dele subiu muito e isso teria ocasionado a morte”, acrescentou.

Os advogados da família, Moacir Mota e Yuri Victor de Souza, informaram à FolhaBV que, após constatada a morte de Vitor, o corpo teria sido encaminhado diretamente para a funerária.

“Nós então entramos com um pedido na Justiça Estadual que foi acatado e obrigou que o corpo fosse examinado pelos médicos legistas no Instituto Médico Legal. O laudo da perícia sairá em alguns dias com a causa da morte”, disse a defesa.

O corpo de Vitor foi sepultado na manhã desta segunda-feira, 30, no Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição.

OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar que se manifestou por meio de nota. Confira a nota na íntegra:

A Polícia Militar de Roraima nega agressão ao conduzido e ratifica o que foi registrado no Relatório de Ocorrência Policial lavrado pela equipe do Força Tática, do Batalhão de Operações Policiais Especiais, a respeito da ocorrência que resultou na abordagem do conduzido Vitor Manuel Cardoso dos Reis, em razão da fundada presunção de posse de substância entorpecente.

Reitera-se que a busca realizada na residência do conduzido foi expressamente autorizada pela sua genitora e proprietária da casa.

Durante as buscas que se realizavam na residência do conduzido, o mesmo visivelmente nervoso passou mal, ocasião na qual a sua genitora informou aos policiais que seu filho já possuía histórico de doença respiratória e que fazia uso de um inalador para asma, e que no momento não dispunha desse dispositivo.

Preocupados em resguardar a vida de Vitor, os policiais rapidamente deslocaram para o Hospital Geral de Roraima, onde o conduzido permaneceu aos cuidados da equipe médica.

A Polícia Militar lamenta profundamente o óbito de Vitor e se solidariza com seus familiares nesse momento de angústia.