Polícia

Foragido da Pamc é encontrado morto no Pedra Pintada

De acordo com o Samu, a morte de Silvano Lucas Pereira Gama, de 20 anos, ocorreu na madrugada deste sábado, dia 8, em decorrência de uma tuberculose

*MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 17h54

O foragido do sistema prisional identificado pelo nome de Silvano Lucas Pereira Gama, 20 anos, morreu neste sábado, dia 8, na área de interesse social Pedra Pintada, situada na região de Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista.

De acordo com informações obtidas junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, a morte do rapaz ocorreu por volta de 1h da madrugada, em decorrência de uma grave tuberculose. Silvano Pereira cumpria pena na Penitenciária de Monte Cristo (Pamc) por crime de homicídio e estava escondido na casa dos pais desde o dia que fugiu daquela unidade, em 18 de agosto do ano passada.

Familiares comentaram que o rapaz temia retornar a unidade, uma vez que também estava jurado de morte por outros detentos. O mesmo não procurou tratamento contra a doença. Logo após o fato, a Samu comunicou o óbito a Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), departamento responsável pelo monitoramento dos detentos do sistema prisional do Estado.

Como a causa da morte ocorreu em razão de uma doença com potencial alto de propagação, e que esse tipo de enfermidade requer acompanhamento por parte dos órgãos de saúde, a reportagem procurou resposta junto as secretarias de saúde do Estado e do Município.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que, no caso específico da população carcerária da Pamc, há uma equipe multidisciplinar trabalhando na unidade prisional. “Todos os casos de tuberculose diagnosticados são tratados conforme o protocolo do Ministério da Saúde”, frisou.

Quanto à população em geral, a pasta ressalta que o Núcleo Estadual de Controle da Tuberculose é o órgão responsável por prestar assessoria técnica aos municípios, ensinando sobre as medidas de monitoramento e realização de qualificações durante todo o ano, visando à qualidade no combate e controle da doença.

“Em geral, os casos diagnosticados são acompanhados até o final do tratamento por uma equipe de saúde básica municipal”, concluiu.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) disse que uma equipe da Vigilância Municipal fará a verificação do caso na segunda-feira, dia 10.