Polícia

Fraude na emissão de documentos da Funai é alvo de investigação 

As investigações tiveram início com a denúncia de uma vítima que teria adquirido cessões de diretos de pessoas desintrusadas que foram consolidadas por meio das declarações falsas expedidas pela Funai

Na tarde desta quinta-feira (18), a Polícia Federal deu comprimento a um mandado de busca e apreensão na residência de um dos investigados, em Boa Vista, com a finalidade de se levantar provas para apuração dos crimes de falsidade ideológica, falsificação de documento público, corrupção passiva e ativa, estelionato e lavagem de dinheiro. A medida foi deferida pela 2ª Vara Federal de Roraima. 

O inquérito policial apura denúncias acerca de falsidades em declarações expedidas pela Coordenação Regional da Fundação Nacional do Índio de Roraima. Tais declarações são necessárias para garantir direitos de pessoas desintrusadas/ex-ocupantes de terras indígenas a novas terras. A falsidade consistiria em fazer constar informações acerca de pessoas que não fariam jus ao recebimento de quaisquer benefícios, posto não se enquadrarem nos requisitos citados.

As investigações tiveram início com a denúncia de uma vítima, que teria adquirido cessões de diretos de pessoas desintrusadas/ex-ocupantes que foram consolidadas por meio das declarações falsas expedidas pela Funai.

Desintrusados: ex-ocupantes de terras indígenas que conquistam, como indenização da União pela perda da área ocupada após a demarcação de terras, títulos em terra localizada em área não demarcada.