Polícia

Garimpeiros fogem de fiscalização, mas aeronaves são apreendidas

Agentes também encontraram combustíveis armazenados em galões de plástico e material para abastecimento dos aviões

Garimpeiros atuando ilegalmente na zona rural do município de Iracema conseguiram fugir de uma operação do Exército Brasileiro, mas duas aeronaves utilizadas na operação de extração de ouro foram apreendidas.

A ação faz parte da Operação Verde Brasil II e reúne integrantes da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipa).

Segundo informações do Ministério da Defesa, as instituições identificaram um local utilizado como ponto de abastecimento do garimpo e decolagem de aeronaves no interior do Estado e realizaram na última quinta-feira, 08, uma incursão a fim de apreender material e pessoas.

Ao chegarem no local, os agentes encontraram duas aeronaves de pequeno porte, conhecidas como “Papa Tango”, grande quantidade de combustíveis armazenados em galões de plástico e material para abastecimento dos aviões. Porém, não havia a presença de pessoas no local.

Todo o material e as aeronaves apreendidas foram transportadas para Boa Vista e entregues à Polícia Federal (PF) e ao Ibama. 

O Ministério da Defesa ressaltou ainda que as investigações para impedir as atividades ilegais permanecem. “As ações da 1ª Bda Inf Sl, dos órgãos de Proteção Ambiental Federais e do Estado de Roraima e dos órgãos de Segurança Pública Federais e Estaduais, no escopo da Operação Verde Brasil II, sob coordenação da Força Tarefa Conjunta Integrada Lobo D’Almada, têm alcançado expressivos resultados no combate aos crimes ambientais e transfronteiriços no estado”, finalizou.

Veja fotos da operação: