Polícia

Guarda morto em tiroteio faria teste para entrar na PM

Ezequiel Santos Barbosa faria o teste psicólogico nesta sexta-feira (4)

O guarda municipal Ezequiel Santos Barbosa, de 29 anos, morto em uma troca de tiros na noite de ontem (3), faria o teste psicológico para entrar nos quadros da Polícia Militar de Roraima (PMRR) nesta sexta-feira (4).  A informação foi confirmada por colegas de farda da vítima à FolhaBV.

Logo pela manhã, diversos guardas divididos em quatro viaturas aguardavam a liberação do corpo de Barbosa no Instituto Médico Legal (IML). “Ele era um excelente profissional”, disse um dos colegas à reportagem.

De acordo com o superintendente da GCM, Murilo Santos, Barbosa estava há quatro anos na corporação e prestava serviços no grupo motorizado do Grupamento Tático Municipal (GTAM). Ele não era casado e não tinha filhos.

Em nota, a Prefeitura de Boa Vista disse que “lamenta profundamente esta tragédia ocorrida com o guarda civil municipal Ezequiel Santos Barbosa, que prestava excelentes serviços à comunidade. O Município se solidariza com familiares e amigos”.

A segunda vítima deste confronto, um policia militar lotado na Força Tática, continua internado, de acordo com informações extraoficiais obtidas pela reportagem. Ele teria passado por uma cirurgia durante a madrugada e permanece em observação na unidade de tratamento intensivo (UTI) do Hospital Geral de Roraima (HGR).

À FolhaBV, o comandante da PM, coronel Elias Santana, disse que acompanhou a chegada das duas vítimas à unidade de saúde, mas até a sua saída do local, não tinha sido informado oficialmente sobre o estado de saúde do soldado.

O CASO

O confronto entre os agentes de segurança pública ocorreu por volta das 22h20 na rua Santo Agostinho, no bairro Centenário. Nas imagens de uma câmera de segurança é possível ver o policial militar caminhando pela rua, quando o guarda para ao lado com um carro e realiza a abordagem. Veja o vídeo no fim da matéria.

Ezequiel abre a porta do carro e a troca de tiros se inicia. O guarda ainda tenta correr para a calçada, mas cai ferido. Ele foi atingido por diversos disparos.

O soldado da PM foi baleado duas vezes na região do tórax, sendo que um dos ferimentos perfurou o pulmão, apurou a FolhaBV.

O caso foi registrado na Central de Flagrantes no 5º Distrito Policial e será investigado pela Delegacia Geral de Homicídios (DGH).