Polícia

Hekurari acusa garimpeiros de estuprar e matar adolescente Yanomami

Presidente do Condisi-YY também relatou que, na mesma ocasião, com a mulher havia uma criança de quatro anos, que acabou caindo do barco e se tornou desaparecida.

Uma adolescente de 12 anos foi estuprada e morta por garimpeiros na Terra Indígena Yanomami. O relato é do presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, nas redes sociais.

Segundo ele, o crime aconteceu durante invasão de garimpeiros à comunidade Aracaçá. “Levaram uma mulher e uma adolescente. A adolescente tinha 11, 12 anos de idade e os garimpeiros violentaram, estupraram ela e ocasionou o óbito”, disse.

Hekurari também relatou que, na mesma ocasião, com a mulher havia uma criança de quatro anos, que acabou caindo do barco e se tornou desaparecida.

O presidente do Condisi-YY ainda pediu apoio das autoridades, como o Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal (PF) e o Exército Brasileiro. A Folha solicitou informações dos órgãos citados por Hekurari, bem como da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, e aguarda retorno.