Polícia

Imigrantes ilegais são impedidos de entrar no país

A ação aconteceu durante policiamento preventivo/ostensivo da Operação Hórus/RR, na BR-174 norte, nas proximidades da Comunidade Indígena Boca da Mata, município de Pacaraima.

Uma equipe da PMRR (Polícia Militar) impediu na noite deste sábado, 6, a entrada ilegal no Brasil de seis imigrantes venezuelanas.

A ação aconteceu durante policiamento preventivo/ostensivo da Operação Hórus/RR, na BR-174 norte, nas proximidades da Comunidade Indígena Boca da Mata, município de Pacaraima.

De acordo com a Polícia Militar, as seis imigrantes estavam no banco traseiro de um veículo Volkswagen, modelo FOX, conduzido pelo brasileiro O. J. A. S., de 46 anos, que estava acompanhado do também brasileiro M. C. A., de 30 anos.

Eles receberam voz de parada e prontamente obedeceram. Durante a busca pessoal e veicular, as venezuelanas foram encontradas.

Elas informaram que fizeram o pagamento de R$1.200,00 para um venezuelano, que depois repassou R$400,00 para os brasileiros. Estes confirmaram o recebimento do dinheiro para transportar as estrangeiras até Boa Vista.

Pela prática de transporte/promoção ilegal de imigração e descumprimento da Portaria Ministerial 651, de 8 de janeiro de 2021, que dispões sobre a restrição excepcional e temporária de entrada de estrangeiros no Brasil, os brasileiros e as venezuelanas foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Federal em Pacaraima.

Foi lavrado o auto de prisão em flagrante dos brasileiros por promoção de imigração ilegal e foram adotadas as medidas para deportação das imigrantes em situação irregular.

Além da Operação Hórus, estão em andamento no interior as operações “Cidade Blindada” e “Interior Mais Seguro”.

Em Boa Vista, as operações “Trânsito Seguro”, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito, e “Saturação” continuam atuando nos bairros, realizando ações de fiscalização de trânsito e intensificando as abordagens a veículos e pessoas.

O subcomandante de Policiamento do Interior, major Gutemberg Gonzaga, ressaltou o sucesso das ações. “Seguimos com as nossas operações, com as quais temos obtido bons resultados, tanto em Boa Vista quanto no interior. A Operação Hórus, que faz parte do programa federal Vigia, já realizou diversas apreensões, prisões e tem ajudado a diminuir a insegurança nas áreas de fronteira”, disse.

 

OPERAÇÃO HÓRUS –  Faz parte do Programa Vigia, do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), e atua para fortalecer a segurança das fronteiras do país, por meio de uma ação integrada entre as instituições, com a finalidade de aumentar a fiscalização e a repressão contra os crimes transfronteiriços, como contrabando, tráfico de drogas, armas e munições, além de descaminho e crimes ambientais.

A Polícia Militar está realizando rondas ostensivas motorizadas, com ações subsidiadas pelo levantamento de informações, realizado pelo Departamento de Inteligência e Informação da PMRR com a colaboração de outros órgãos da Segurança Pública.