Polícia

Imigrantes são deportados após tentarem cruzar a fronteira

Uma portaria nacional está em vigor e restringe a entrada de imigrantes de qualquer nacionalidade no país.

Foram detidos na fronteira Brasil/Venezuela, 16 imigrantes venezuelanos sem documentação regular para imigração. A ação foi realizada por policiais militares que estão atuando na operação ‘Hórus /Vigia’.

Com a negativa da regularidade, eles foram encaminhados a sede da PF (Polícia Federal) em Pacaraima para as medidas administrativas.

“Os imigrantes foram ouvidos e em seguida deportados ao país venezuelano”, disse a PM.

Ainda segundo os policiais, os imigrantes foram localizados quando se aproximavam da fronteira e ao serem questionados sobre as documentações, que incluem o Registro Nacional Migratório, eles afirmaram que não possuíam.

A PM afirmou ainda que a condução dos trabalhos, leva em consideração a Portaria Ministerial de número 651, de 08 de fevereiro de 2021,  que estabelece a restrição excepcional e temporária de entrada no País de estrangeiros, de qualquer nacionalidade, conforme recomendação da Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em face da declaração de emergência em saúde pública de importância internacional pela Organização Mundial da Saúde em 30 de janeiro de 2020, em decorrência da infecção humana pelo coronavírus.