Polícia

Indígena de 85 anos é morto a facadas ao ajudar desconhecido

A vítima disse, antes de morrer, que abriu a porta para o desconhecido e quando virou as costas foi golpeada 

Menos de 12h após o homicídio de um idoso indígena identificado como Ariston da Silva, de 85 anos, o caso foi solucionado e o autor do crime, um jovem de 19 anos, foi preso por agentes da Delegacia Geral de Homicídios (DGH) na tarde da segunda-feira, dia 9, considerando que na madrugada daquele mesmo dia, ele desferiu facadas na vítima. O crime aconteceu na Comunidade Lago Grande, na zona Rural de Boa Vista. 

Para cometer o crime, o indivíduo foi até a casa da vítima e a enganou dizendo que precisava de socorro para trocar o pneu da motocicleta que estava usando. Após esfaquear o idoso, o acusado saiu do local e foi até um posto de saúde e pediu socorro, alegando que havia uma pessoa ferida e em estado grave, tendo indicado o nome e o endereço da vítima. O crime foi comunicado à Polícia pelo Tuxaua da região.

Os servidores do posto de saúde foram até o endereço indicado e constaram que a vítima ainda estava viva. O idoso ainda chegou a dizer para um sobrinho que estava em sua casa dormindo quando alguém chamou batendo na porta, de madrugada, pedindo ajuda, pois queria uma borracha e uma bomba para trocar o pneu da motocicleta, que estaria furada. A vítima disse que abriu a porta para a pessoa entrar e quando virou as costas para buscar o material para atendê-la foi golpeada.

A polícia chegou ao suspeito por meio de uma testemunha que presenciou ele indo para a casa da vítima. Depois, o infrator foi visto em uma motocicleta, deixando a região às pressas. O acusado conseguiu cruzar o rio por meio de um barco, sendo encontrado em uma casa no Bairro União, em Boa Vista, na tarde de ontem. Ele confessou aos policiais ter assassinado o idoso com o intuito de roubar uma espingarda que ele tinha em casa. 

Conduzido à delegacia, o jovem afirmou que desferiu várias facadas na vítima, mas que não lembra a quantidade exata. Ele relatou ainda que o idoso tentou se defender, mas não conseguiu devido à idade avançada. Apesar da motivação alegada para a prática do crime, o sujeito afirmou que nada foi levado da casa. Ele estava com um ferimento em uma das pernas e disse que se cortou com a faca que usou para a prática do crime e que a jogou na estrada , enquanto ele fugia para Boa Vista. 

Diante dos fatos e da confissão, foi autuado em flagrante por crime de homicídio qualificado pela delegada plantonista do Plantão Diferenciado, Luciana Machado, e foi encaminhado ao IML (Instituto de Medicina Legal) para fazer o exame de integridade física antes de ser levado para audiência de custódia que aconteceu nessa terça-feira, dia 10, quando a justiça decidiu mantê-lo preso. Ele foi conduzido ao Sistema Prisional.

O idoso morreu no Hospital Geral de Roraima (HGR) na manhã da segunda-feira, 9, seu corpo foi levado ao IML para ser examinado e logo depois foi liberado para a família realizar funeral e sepultamento. (J.B)