Polícia

Indígenas denunciam novo ataque de garimpeiros na comunidade Palimiu

Um ofício relatando um novo ataque de garimpeiros na comunidade do Palimiu na Terra Indígena Yanomami foi enviado na manhã desta segunda-feira, 17, para  Fundação Nacional do Índio (Funai), Polícia Federal e Exército.

O ofício assinado pelo vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami, reitera pedido de apoio logístico e instalação de posto emergencial na comunidade de Palimiu para manutenção da segurança na região.

De acordo com o documento, na noite deste domingo, 16 de maio, por volta das 21h40, indígenas teriam ligado para a associação comunicando novo ataque de garimpeiros à comunidade.

“Segundo disseram os Yanomami, eram 15 barcos de garimpeiros se aproximando contra a comunidade. Os Yanomami disseram que além dos tiros, havia muita fumaça e que seus olhos estavam ardendo, indicando o disparo de bombas de gás lacrimogênio contra os indígenas”, diz trecho do ofício.

Ainda segundo o ofício, os Yanamami estavam muito aflitos, e gritavam de preocupação ao telefone, e que ao fundo, era possível escutar o som dos tiros.

“Reiteramos o pedido aos órgãos que atuem com urgência dentro de seu dever legal para impedir a continuidade da espiral de violência no local e garantir a segurança para a comunidade Yanomami de Palimiu, antes que conflitos de mais grave natureza ocorram”, acrescenta o documento.

O ofício solicita que seja feita a instalação de um posto avançado emergencial na comunidade de Palimiu, com o objetivo manter a segurança no local e no rio Uraricoera, e que o Exército Brasileiro, por meio da 1ª Brigada de Infantaria da Selva, promova apoio logístico imediato para ações dos demais órgãos públicos para garantir a manutenção da segurança no local.