Polícia

Jovem é salvo por bombeiros após subir em poste

A esquina das ruas C-59 com Francisco Sales Vieira, no bairro Alvorada, foi local de uma ocorrência inusitada que mobilizou equipes que integram as Forças de Segurança de Roraima quando, na manhã dessa segunda-feira, dia 9, um venezuelano de 21 anos subiu em um poste de energia desativado e passou a ameaçar que iria pular e tirar a própria vida. 

Populares, preocupados, acionaram o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) que enviou equipes ao endereço. Assim que chegaram, os bombeiros iniciaram uma conversa com o homem, na intenção de fazer com que ele desistisse de pular do poste. A vítima gritava insistentemente pela República da Venezuela, falando de seu país e da bandeira, demonstrando bastante alteração emocional. Além disso, estava sem camisa, descalço e usava apenas uma bermuda. Muitas pessoas acompanharam o trabalho dos bombeiros. 

A empresa responsável pela distribuição de energia elétrica fez a interrupção no fornecimento para evitar qualquer incidente. Dois bombeiros conseguiram escalar o poste usando uma escada e depois de muita tensão convenceram a vítima da necessidade de se aproximarem para amarrá-la com um cinto de segurança que foi colocado em sua cintura. Assim que chegaram ao encontro do jovem, deram água e o seguraram. Um caminhão cesto foi usado para que o homem fosse trazido do alto do poste para terra firme.

O comandante de socorro do dia, tenente Emerson Gouvea, destacou que às 10h45 o Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência em que um homem, aparentemente nu, estaria subindo um poste. 

“Nós acionamos logo a Roraima Energia para fazer o desligamento da eletricidade porque é um procedimento padrão, bem como acionamos as outras guarnições via Ciops [Centro Integrado de Operações de Segurança], tanto a Polícia Militar, para fazer o isolamento e segurança, quanto o Detran [Departamento Estadual de Trânsito]. Chegamos ao local cerca de 15 minutos após o chamado e nos deparamos com o indivíduo em cima do poste, vestido e totalmente transtornado”, disse.

O comandante ainda ressaltou que os bombeiros não sabem qual a motivação que fez a vítima subir no poste. “Para nossa felicidade, o poste era isolado, não tinha cabo energizado, e mesmo assim a gente ficou salvaguardando o local, reforçamos o pedido para a Roraima Energia manter a segurança em relação aos poste de energia que ficam na vizinhança e, depois de muita negociação, com emprego das técnicas de salvamento em altura, com os demais especialistas, como a guarnição de busca e salvamento, o pessoal do RUA [Resgate Urbano de Acidentados], equipes de combate a incêndio, auxiliados pelas equipes integradas, conseguimos lograr êxito nas abordagens da tentativa de suicídio e convencemos ele de descer. A população pode contar com o Corpo de Bombeiros para qualquer eventualidade”, acrescentou.

Depois de descer, o jovem foi medicado pela equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levado ao Hospital para receber atendimento médico especializado. (J.B)