Polícia

Líder de quadrilha venezuelana é preso em Boa Vista

“El Chuchu” seria o chefe de um esquema que adulterava a documentação de veículos brasileiros para circularem livremente nos países do eixo Mercosul

O líder de uma organização criminosa venezuelana, identificado como “El Chuchu”, de 30 anos, foi preso em um condomínio de luxo, no bairro Caçari, zona Leste de Boa Vista, na terça-feira (15), durante a Operação Centurião, deflagrada simultaneamente em Manaus (AM), Tabatinga (AM) e na capital roraimense.

A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), com apoio da Polícia Federal, Divisão de Inteligência e Captura do Estado de Roraima (Dicap) e o Cuerpo de Investigaciones Penales y Criminalisticas (CIPC) da Venezuela.

“El Chuchu” seria o chefe de um esquema que encomendava veículos roubados, alienados, alugados ou com restrições judiciais para terem a documentação adulterada na Venezuela, com apoio de pessoas ligadas ao Instituto Nacional de Transporte Terrestres do país vizinho, onde quatro foram presos.

Com a confecção de placas clandestinas, os carros circulavam livremente nos países do eixo Mercosul. Pelo menos 50 veículos foram despachados.

As investigações iniciaram após compartilhamento de provas da Policia Federal em Tabatinga (AM) com a PC-AM. No município, foram apreendidos três veículos que seriam enviados à Colômbia.

Em Boa Vista, além da prisão de “El Chuchu”, foi apreendido um veículo Ford KA vermelho que seria destinado à Venezuela, por Pacaraima.

O chefe da quadrilha será indiciado por Organização Criminosa, receptação qualificada, fraude processual e estelionato. Ele foi encaminhado ao Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, onde ficará a disposição da Justiça.