Polícia

Mais de 60 aeronaves foram apreendidas em operação de combate a garimpo

Ação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

O Ministério da Justiça divulgou um balanço das apreensões feitas em 15 dias de operação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

De acordo com o MJ, 13 pessoas foram presas e 64 aeronaves apreendidas. Também foram apreendidos 75 mil litros de combustível, 611 munições, mais de 1.300 quilos de minério e 500 metros de mangueiras de garimpos.

As ações emergenciais integraram forças de segurança e órgãos de fiscalização no enfrentamento aos crimes.

“Estamos atuando de forma intensa na repressão aos crimes ambientais. O fortalecimento de uma atuação integrada traz, cada vez mais, resultados positivos para a desarticulação das organizações criminosas”, destacou o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

A ação foi realizada pelos agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Agência nacional de Telecomunicações (ANATEL), Agência nacional do Petróleo (ANP).