Polícia

Mais um avião é destruído em ação contra garimpo na TI Yanomami

De acordo com a FAB, a aeronave voava irregularmente na região, pousou em uma área de garimpo, decolou e se deslocou para outra área de pouso; ação conjunta foi realizada na última sexta-feira (14), mas só foi divulgada nessa terça-feira (18)

Um avião foi destruído após voar de forma irregular sobre a Terra Indígena Yanomami. em uma ação da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A ação ocorreu na última sexta-feira (14), mas foi divulgada apenas na noite dessa terça-feira (18).

De acordo com a FAB, o avião voava irregularmente na região, pousou em uma área de garimpo, decolou e deslocou-se para outra área de pouso. Militares e agentes do Ibama se deslocaram até o local do último pouso da aeronave, mas tripulantes fugiram antes da chegada dos agentes.

A aeronave foi a segunda destruída em um espaço de menos de uma semana no território, após a retomada do fechamento do espaço aéreo na Terra Indígena Yanomami, como ação para reprimir o garimpo ilegal na região, que enfrenta grave crise sanitária. Na última quarta-feira (12), um avião foi incendiado após ter sido encontrado em uma pista de pouso clandestina a aproximadamente 100 quilômetros de Boa Vista.