Polícia

Manicure é atingida por spray de pimenta após filmar ação policial

Segundo ela, a filmagem registrava comportamento irregular dos policiais em um posto de combustíveis

Na noite do último domingo (27), Jordânia Santos, manicure de 33 anos, foi atingida por spray de pimenta por um policial da Força Tática da Polícia Militar de Roraima. A confusão teria iniciado, após a manicure ter filmado ação policial que ocorria em um posto de combustível localizado na RR 205, no sentido do município de Alto Alegre.

Testemunhas afirmam que a ação da polícia foi agressiva, mesmo sem que nenhuma atividade suspeita estivesse acontecendo no local.

Em entrevista à FolhaBV, Jordânia disse que estava no local abastecendo o veículo. “Fui buscar meu marido de um serviço e parei na conveniência do posto para comprar algo e abastecer meu carro. Por volta das 23h40, chegaram quatro viaturas que abordaram todos os presentes de forma muito grosseira, agressiva”, contou.

A manicure disse que decidiu filmar com seu próprio aparelho celular a ação e afirma que o aparelho foi tomado de suas mãos por um dos oficiais “Ele [o policial] disse que se não apagasse a filmagem eu poderia ser presa e eu perguntei o motivo, já que eu não estava fazendo nada de errado”, relatou Jordânia.

Ao tentar pegar o celular das mãos do policial, Jordânia foi atingida por um spray de pimenta, como mostra o vídeo gravado por outra pessoa que estava no local. (Veja vídeo abaixo)

A manicure disse ainda que teria sido ameaçada de prisão pelos policiais e que foi forçada a deletar o arquivo de seu celular. A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar que se manifestou por meio da seguinte nota:

A Policial Militar de Roraima reitera que sobre eventuais excessos cometidos por policiais militares, o Comando da Corporação disponibiliza para toda a população a Corregedoria, situada na Rua Frei José dos Inocentes, nº 171, Centro de Boa Vista, que está apta a receber quaisquer denúncias.

A Corregedoria averigua cada situação e, se for constatado que algum policial militar cometeu excesso durante ação, é aberto procedimento administrativo para apurar a conduta. Havendo comprovação do fato, o agente é punido conforme a legislação.