Polícia

Mecânico ameaça irmão mais novo com arma e acaba preso

Uma briga familiar resultou na prisão de um mecânico de refrigeração de 27 anos na noite desta terça-feira, dia 21. A equipe do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar foi acionada até o bairro Centenário, zona Oeste de Boa Vista, para intervir em uma ocorrência em que um homem estaria ameaçando de morte o próprio irmão com um revolver calibre 38.

Assim que a guarnição chegou ao endereço, o acusado já tinha fugido em um carro de cor cinza. A equipe iniciou as buscas pela região, seguindo as características repassadas, e conseguiu encontrar o mecânico no bairro Cinturão Verde.

Para tentar escapar de uma provável prisão, o homem ainda tentou se livrar da arma ao jogá-la no acostamento da via. Mesmo assim, ele foi abordado pelos policiais e confirmou ter ameaçado o irmão, um ajudante de motorista de 21 anos.

Devido à ameaça de morte e o agravante do porte ilegal de arma, foi dada a voz de prisão e o homem foi encaminhado ao 5º Distrito Policial para prestar esclarecimentos para a delegada plantonista. Juntamente com o detido, foi apresentado o revolver, que não possuía numeração e continha duas munições ainda intactas.

Após prestar depoimento, o mecânico recebeu o auto de prisão em flagrante (APF) em seu desfavor e permaneceu em uma das celas da delegacia até esta quarta-feira, dia 22, quando foi apresentado à justiça. Na audiência de custódia, foi decretada a sua prisão preventiva.

LEI – De acordo com o Estatuto do Desarmamento, todo cidadão que portar, deter, adquirir ou fornecer arma de fogo de uso permitido sem autorização estará em desacordo com a Lei, ou seja, estará cometendo um crime inafiançável.

Nesses casos, é prevista pena de dois a quatro anos de prisão e pagamento de multa. Quando o porte for de armas de uso restrito, a pena varia entre três e seis anos de reclusão e multa.