PUBLICIDADE
GARIMPO ILEGAL
Militar perde parte da mão em confusão com garimpeiros
Por João Barros
Em 24/06/2019 às 00:30
Militar perde parte da mão em confusão com garimpeiros

Uma Operação de repressão ao garimpo ilegal na Reserva Indígena Yanomami, região do Rio Uraricoera, município de Alto Alegre, resultou na perda quase total da mão de um sargento do Exército, fato ocorrido durante uma afronta de garimpeiros que tentaram furar o bloqueio montado pelas equipes.

Na manhã do sábado, dia 22, áudios de familiares de um jovem teriam chegado à reportagem da Folha, cujo teor era revestido de desespero por conta de um suposto tiro que teria partido de uma guarnição do Exército, momento em que o rapaz teria sido atingido e caiu no rio, já morto. No entanto, o Exército destacou que tais fatos não ocorreram.

O que aconteceu na região indígena Waikás é que a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) mantém tropas desdobradas na Região do Uraricoera em Operações de repressão ao garimpo ilegal e que na noite da sexta-feira, 21, por volta das 23h30, uma embarcação tentou romper o bloqueio realizado pelas tropas. “As ações do piloto da embarcação civil, que deliberadamente ocasionou uma colisão entre os barcos, veio a ferir um dos militares e a lançar um dos civis que estava na embarcação nas águas do Uraricoera”, disse o Exército.

PUBLICIDADE

Os ocupantes da embarcação conseguiram fugir, mas tomando outro caminho, de modo que o bloqueio não foi rompido. O garimpeiro que caiu na água foi abandonado pelos demais e teve que ser socorrido e levado pelos integrantes da tropa ao posto da Sesai (Secretaria de Saúde Indígena) em Waikás, onde foi atendido e passa bem.

O militar, que teve parte da mão decepada, recebeu os primeiros socorros e aguardou o resgate para Boa Vista. Ele está recebendo atendimento médico especializado desde que chegou à Capital. Por fim, o Exército ressaltou que não há registro de disparo de arma de fogo por parte das tropas. (J.B)

***
Gostou?
9
1
Bruna Capeta disse: Em 24/06/2019 às 07:24:48

"Coloca uma mineradora Canadense lá logo eles que são os verdadeiros donos do ouro achado no Brasil, ouro ser da União só serve pra dar o ouro para os canadenses. A Mineradora não polui pide usar cianeto, depois quando mata um monte igual em Brumadinho vem aparecer fazer discurso depois esquecem. Brasileiros tem memória curta."