Polícia

Morte, fuga e prisão: confira os detalhes do caso Kimberly Mota

Após a captura do principal suspeito pelas forças de segurança de Roraima, Rafael será recambiado a Manaus, neste sábado (16), pela Polícia Civil do Amazonas

A repercussão do assassinato da modelo amazonense Kimberly Karen Mota, de 22 anos, ganhou destaque não só na mídia do estado vizinho, como no resto do país. Em especial, Roraima, que fez parte da rota de fuga traçada pelo principal suspeito, o servidor público Rafael Fernandez Rodrigues, de 31 anos, preso na tarde desta sexta-feira (15) em Pacaraima, ao Norte.

A FolhaBV passou a acompanhar os detalhes do caso a partir do anúncio da entrada de Rafael no estado e organizou toda a trajetória de acontecimentos, desde o assassinato à prisão do principal suspeito, em uma ação conjunta entre as forças de segurança de Roraima.

Confira:

SUMIÇO E DESCOBERTA DO CORPO

Kimberly foi vista pela última vez no domingo (10), dia das mães, quando saiu da casa de uma amiga e entrou no carro de Rafael em Manaus. Veja no vídeo:

WhatsApp Video 2020-05-16 at 075132 from folhabv on Vimeo.

Amigos e familiares ficaram desesperados pelo fato da miss Manicoré não dar mais notícias, já que ela não tinha este costume. Rafael também havia sumido e, quando um tio de Kimberly foi ao apartamento do servidor público ainda no domingo e não foi atendido, todos passaram a divulgar imagens do casal como desaparecidos.

A incerteza acabou na madrugada de terça-feira (12) quando o corpo de Kimberly foi encontrado seminu no chão do quarto de Rafael em meio a uma poça de sangue. A vítima havia recebido facadas no abdômen e pescoço. A faca utilizada no crime foi deixada na sacada do apartamento.

Como Rafael não estava no local e pegadas grandes foram deixadas no chão, ele passou a ser considerado o principal suspeito pelo assassinato, após imagens do circuito interno do condomínio mostrarem que ele usou o elevador por volta das 1h30 da madrugada de segunda-feira (11) para pegar o carro e fugir.

FUGA PARA RORAIMA

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) acreditava que Rafael pretendia chegar na Venezuela para seguir rumo a Espanha, onde parte da família dele vive. O carro dele, modelo A5 da Audi, atravessou às 5h50 da segunda-feira (11) o posto de fiscalização na Vila do Jundiá, em Rorainópolis, divisa entre Roraima e o Amazonas. Veja o momento:

Rafael ultrapassa a barreira na divisa entre Amazonas e Roraima na manhã segunda-feira (11) from folhabv on Vimeo.

A entrada dele no estado foi amplamente divulgada com a imagem da ficha epidemiológica preenchida pelo servidor, que indicava Boa Vista como destino e o retorno para Manaus em 26 de maio. O motivo descrito no documento seria a passeio.

SUSPEITA DE MOTIVAÇÃO E MANDADO DE PRISÃO 

A principal linha de investigação da PC-AM é que o crime possa ter sido motivado pelo fato de Rafael não aceitar o fim do relacionamento e teria marcado o encontro com ela no domingo para reconquista-la. Eles estavam juntos há pelo menos três meses.

Em um primeiro momento, a Polícia acreditou que o crime possa ter sido premeditado por conta de um pedido de transferência solicitado por Rafael, mas foi descartada em seguida e levantou-se a hipótese de que ocorreu uma briga entre os dois. 

Ele, que é analista judiciário no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11), cadastrou pedido na sexta-feira (8) pra que fosse transferido para qualquer estado do Sul ou Sudeste.

Na terça-feira (12), o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), expediu o mandado de prisão temporária contra Rafael.

CAPOTAMENTO EM CARACARA͠

Conforme o delegado-geral da Polícia Civil de Roraima (PC-RR), Herbert Amorim, a partir do momento em que a corporação passou a colaborar nas buscas por Rafael, ao longo da BR-174 até Boa Vista, foi constatado que não havia, em outras câmeras de segurança, a imagem do veículo utilizado por ele.

Na quarta-feira (13) foi descoberto que o principal suspeito sofreu um acidente na curva do Parque Nacional do Viruá, a cerca de 30 quilômetros da sede do município de Caracaraí. O veículo capotado estava totalmente destruído.

Em depoimento, Rafael disse que sofreu o acidente por volta das 12h na segunda-feira (11) e ficou “molhado e machucado”. Ele afirmou que perdeu os documentos e o celular no acidente e ficou somente com os cartões.

CARONA ATÉ PACARAIMA

Após o acidente, Rafael foi até uma vila e recebeu ajuda de pessoas que desconheciam o crime. Ele pediu carona a um caminhoneiro até Caracaraí. Na sede do município, ele pegou um táxi até Boa Vista e depois outro em direção a Pacaraima. 

O segundo taxista foi interrogado pela PC-RR e disse que o servidor público estava sem dinheiro e parou para sacar uma quantia, mas não soube estipular quanto.

DRAMA FAMILIAR

Segundo a delegada adjunta da DEHS, Zandra Ribeiro, o pai de Rafael, Nilton Rodrigues, foi encontrado morto em trilhos do metrô Barra Funda, em São Paulo (SP) na noite da quinta-feira (14). A informação também foi confirmada pela polícia local.

BUSCAS E PRISÃO 

Uma ação conjunta entre as forças de segurança do estado foi formada com o objetivo de evitar que Rafael conseguisse sair do país pelas fronteiras com a Guiana ou Venezuela.

Quando a possibilidade de fuga pelo município de Bonfim foi descartada, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), coordenada pela Polícia Federal e integrada Polícias Civil, Militar e secretarias de Justiça e Cidadania (Sejuc) e de Segurança Pública (Sesp), juntamente com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Nacional Bolivariana (GNB), concentraram esforços em Pacaraima e no outro lado da fronteira.

De acordo com o delegado-geral Herbert Amorim em coletiva neste sábado (16), Rafael, que foi preso com um papel de instruções para viajar no país vizinho, chegou a tentar atravessar a fronteira, mas foi impedido pela GNB e voltou ao esconderijo.

Ainda em seu depoimento, o suspeito disse que sabia que era procurado e pediu abrigo aos venezuelanos em troca de dinheiro, mas alegou que os imigrantes não sabiam que ele estava foragido.

Mais cedo na sexta-feira (15) policiais da Ficco receberam uma denuncia e seguiram até um possível esconderijo de Rafael, mas não tiveram sucesso. Durante as buscas, um agente da PC-RR foi atacado por um venezuelano armado com terçado. O suspeito aproveitou o momento para se esconder na mata.

Por volta das 16h, policias militares da 1a Companhia de Fronteira “Serra do Sol” receberam uma denúncia anônima de que Rafael estaria escondido em uma cabana na mata da região do Morro do Quiabo e, na terceira tentativa do dia, conseguiram prendê-lo. Em posse dele, tinham R$ 602.

Suspeitos de acobertarem o foragido, dois venezuelanos, sendo um adolescente de 17 anos e seu irmão de 24 anos, foram levados a delegacia de Pacaraima e liberados. Eles  assinaram um boletim de ocorrência circunstanciado (BOC) e termo circunstanciado de ocorrência (TCO) respectivamente.

Rafael foi recambiado até Boa Vista durante a madrugada deste sábado (16) e após realizar exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) passou o resto da noite na carceragem do 2° Distrito Policial. Ele foi levado pela PC-AM às 13h30 e deve chegar em Manaus na noite hoje para ser ouvido na sede da DEHS.