Polícia

Mulher é presa com 11kg de ouro e mais de 4 mil dolares

A mulher voltava a pé da Venezuela por volta das 7h20, antes do atendimento migratório feito pela PF

Uma mulher foi presa na manhã desta quinta-feira (6) com mais de onze quilos de ouro e 4,2 mil dolares americanos, em Pacaraima, ao Norte do Estado. 

De acordo com a Polícia Federal, a infratora mora naquele município e retornava a pé do país vizinho, por volta das 7h20, antes do início do atendimento migratório feito pela PF.

Durante a abordagem, os policiais identificaram um fundo falso na bolsa da suspeita, no qual foram encontrados 11,2 quilos de ouro e o dinheiro, que convertido para o Real chega a mais de R$ 22,3 mil.

A mulher foi presa pelo crime de contrabando, com pena de 2 a 5 anos de reclusão, e encaminhada ao sistema prisional, onde permanece a disposição da justiça.

Ainda pela manhã, a PF deflagrou a Operação Zósimo, onde foram cumpridos onze mandados de prisão, sendo sete entre Boa Vista e Pacaraima e os outros distribuidos nos estados do Rio Grande do Norte e São Paulo.

O objetivo da ação foi desarticular uma organização criminosa que atua no comércio ilegal de ouro, extraído principalmente das terras indígenas Yanomami. Mais de um milhão de bens dos investigados foram bloqueados pela justiça.