Polícia

Ocorrências podem ter diminuído, acredita comandante da PMRR

Primeira semana pós decreto de calamidade pública foi marcada por uma diminuição de ocorrências criminais

#SEMTEMPO? Confira o resumo da matéria

Com o isolamento social necessário por conta do Coronavírus, a primeira semana pós decreto de calamidade pública foi marcada por uma diminuição de ocorrências criminais, acredita o comandante da PMRR, coronel Elias Santana. Os números oficiais, entretanto, ainda não estão disponíveis

Há pouco mais de uma semana após os decretos estaduais e municipais de calamidade pública por conta do Coronavírus, o número de ocorrências criminais tem sofrido uma redução causada pelo confinamento, acredita o comandante geral da Policia Militar de Roraima, coronel Elias Santana.

À Folha, Santana explicou que os números oficiais ainda não estão conclusos, em razão do final do mês de março, mas afirmou acreditar nesta diminuição.

“Desde o advento do decreto de calamidade pública e do início do isolamento social, nós tivemos uma queda significativa em algumas modalidades. Este final de semana, em especifico, por conta do pagamento que começou a sair no sábado, nós tivemos um volume de ocorrências de crimes contra o patrimônio, já bastante consideráveis em relação aos outros dias. Mas eu acredito que de forma visual a gente perceba uma redução em várias modalidades de crimes”, disse.

Em contrapartida, o isolamento das famílias trouxe o agravamento de outro problema, que apesar de comum, se fortaleceu na última semana, conforme Santana. Em poucos dias, foram registrados dois esfaqueamentos cometidos por mulheres contra seus maridos, além de outros acionamentos de conflitos domésticos, amparados na lei Maria da Penha.

“A semana passada, em especial, nós tivemos um aumento significativo de ocorrências de conflitos domésticos. Tivemos também muitos conflitos entre vizinhos por conta desse confinamento, como som alto e esses desentendimentos que acabam gerando brigas e confusões”, complementou.