Polícia

Operação cumpre 19 mandados de prisão a venezuelanos em RR e MS

Imigrantes são suspeitos de integrar facção brasileira e alguns, já desempenhariam funções de liderança. Cerca de 29 crimes, como homicídios, teriam sido cometidos por eles

A manhã desta sexta-feira (24) começou com o cumprimento de 19 mandados de prisão contra venezuelanos suspeitos de integrar facção brasileira e serem autores de pelo menos 29 crimes no país. A ação foi realizada em Boa Vista e uma prisão cumprida em Campo Grande (MS), informou a Força Integrada de Combate ao Organizado (Ficco).

A ‘Operação Trriumphus’ tem como objetivo desarticular uma célula de organização criminosa composta por estrangeiros, que atua fora e dentro dos presídios. Os mandados foram expedidos pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas da Justiça de Roraima.

Parte destes venezuelanos já teriam funções de liderança específicas na organização, como coordenar um ‘tribunal do crime’, gerenciar ‘bocas de fumo’ ou guardar armas e munições para o grupo.

Conforme a Ficco, 12 dos 19 suspeitos investigados já  teriam passagem pelo sistema prisional venezuelano.

CRIMES

O inquérito apontou a participação do grupo em homicídios, latrocínios, sequestro e tráfico de drogas.

Eles estariam ligados ao sequestro e tentativa de homicídio de um jovem em Boa Vista no mês de março de 2018, a morte de um indigena a pedradas em novembro do mesmo ano em Pacaraima e pelo latrocínio de um comerciante que teria acolhido um dos suspeitos na noite de natal em 2016. 

Parte dos indícios que levaram ao cumprimento dos mandados, foram confirmados através da análise de documentos obtidos em revistas realizadas nos presídios do estado por policiais da PM, agentes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) e do Grupo de Intervenção Penitenciária (GIT).

A Ficco é coordenada pela Polícia Federal e integrada pelas Policias Civil, Militar e pelas Secretarias de Justiça e Cidadania (Sejuc) e de Segurança Pública (Sesp).