Polícia

Operação desarticula facção de venezuelanos que vendia drogas em Boa Vista

Suspeitos ostentavam nas redes sociais arma de fogo e dinheiro em espécie. Contra um deles, só este ano, foram registrados três boletins de ocorrência por receptação e ameaça

A Força-Tarefa de Segurança Pública de Roraima, integrada pelas Polícias Federal, Civil, Militar e Penal, desarticulou uma associação criminosa de venezuelanos que atuavam no comércio ilegal de drogas em Boa Vista.

A operação foi realizada na semana passada, mas só foi divulgada agora com vídeos e fotos da ação. No último dia 3, um trio de venezuelanos e um homem com nacionalidade não divulgada, foragido da Justiça de Roraima, foram presos e encaminhados ao sistema prisional, onde estão à disposição da Justiça.

As investigações começaram depois que agentes receberam informações de que um grupo de venezuelanos simpatizantes de uma facção criminosa, que atua dentro e fora dos presídios, era responsável por gerenciar um ponto de venda de drogas no bairro Jardim Primavera.

Ainda segundo a denúncia, a segurança do local era exercida por indivíduos armados, devido à disputa de território entre facções brasileiras e venezuelanas.

Policiais passaram a monitorar o local e identificaram intensa movimentação de pessoas em contexto típico de venda de drogas, e decidiram abordar os suspeitos. No imóvel, a Força-Tarefa encontrou mais de meio quilo de Skunk dividido em porções, além de balança de precisão e pacotes destinados para embalar droga.

Os agentes também localizaram duas armas de fogo do tipo revólver, calibre 38 milímetros e com numeração suprimida, que estavam em condições de disparo.

Segundo as polícias, os venezuelanos presos ostentavam nas redes sociais arma de fogo e dinheiro em espécie. Contra um deles, só este ano, foram registrados três boletins de ocorrência por receptação e ameaça.

Três prisões em flagrante

A Força-Tarefa ainda prendeu, em flagrante, mais três pessoas por envolvimento com o tráfico de drogas. Os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional, onde estão à disposição da Justiça.

No último dia 4, durante fiscalização de rotina na BR-174, que contou com o apoio do Canil da Polícia Federal, a Força-Tarefa prendeu, em flagrante, uma pessoa acusada de envolvimento com o tráfico de drogas. No carro, havia pouco mais de 1,5kg de skunk, a droga conhecida como supermaconha, que era trazida de Manaus para ser vendida em Boa Vista. O suspeito já tinha sido preso e condenado outras vezes pelo mesmo crime, contudo, estava em liberdade, em cumprimento do regime aberto.

Por fim, no dia 5, um casal foi preso, também, em flagrante, acusado de comercializar drogas. Um dos suspeitos tentou fugir, resistiu à prisão com direito a luta corporal contra o policial e à tentativa de tomá-lo a arma, mas acabou contido.

O policial precisou ser levado ao Hospital Geral de Roraima (HGR) devido às agressões do acusado que, além de tráfico, foi autuado por resistência e lesão corporal. Mais de meio quilo de cocaína em pó foi apreendido.