Polícia

Operação desativa sete motores utilizados no garimpo em Iracema

A ação ocorria na comunidade indígena Homoxi, em terra indígena yanomami no município de Iracema

Um garimpo ilegal localizado na comunidade Homoxi, em terra indígena yanomami no município de Iracema, foi desativado durante operação em conjunto de órgãos de fiscalização contra crimes ambientais. A atuação ocorreu na sexta-feira, 09 de abril.

Segundo o Exército, as ações foram promovidas pela 1ª Brigada de Infantaria de Selva – “ Brigada Lobo D’Almada”, por meio das tropas do Comando Fronteira Roraima – 7º Batalhão de Infantaria de Selva, com o reforço do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAVEx) e em cooperação com a Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

“A 1ª Brigada de Infantaria de Selva coordenou as ações e proporcionou o apoio logístico de transporte e segurança para que a Polícia Federal e o IBAMA exercessem a fiscalização e o combate aos crimes ambientais”, explicou o Exército.

Na oportunidade, a Polícia Federal tirou de funcionamento sete motores voltados para a prática do garimpo ilegal e registrou cerca de 30 pessoas suspeitas de estarem ligadas à prática criminosa.

As ações ocorreram no contexto da Operação Verde Brasil 2, na qual a Brigada Lobo D’Almada segue empregando suas tropas diuturnamente no combate a esses delitos, contribuindo para a preservação da Amazônia brasileira e proteção das comunidades indígenas, pontuou o Exército.

“Para a realização das atividades foram adotadas todas as medidas de prevenção contra COVID-19, preconizadas pelo Ministério da Saúde”,  completou a instituição.

Veja fotos da operação: