Polícia

Operação mira integrantes de facção que ordenavam mortes da Pamc

Os mandados de prisão contra dois acusados foram cumpridos na Penitenciária Agrícola, onde eles já estavam presos por outros crimes 

Uma investigação realizada pela equipe da DGH (Delegacia Geral de Homicídios) resultou na prisão de quatro pessoas na manhã desta quarta-feira, dia 02. A ação é uma continuidade da “Operação Azazel”, deflagrada em junho deste ano, para esclarecer os crimes de homicídios praticados por facções nos anos de 2017, 2018 e 2019, em que as vítimas foram submetidas a julgamento por um “tribunal do crime”.

Com as prisões, foi possível esclarecer dois homicídios, sendo um praticado no ano de 2017 e outro no ano de 2018. Os crimes estão relacionados à disputa entre integrantes de facção por território no tráfico de drogas e ambas as vítimas eram inocentes.

O primeiro foi do homicídio consumado foi o de Laércio Dias Freitas, ocorrido no dia 23 de abril de 2017, por volta das 16 horas, em um local apontado como “boca de Fumo”, localizado na Rua Estrela do Norte, no bairro Raiar do Sol. 

As investigações apontam que dois homens identificados inicialmente pelos apelidos de “Leo” e “Macaxeira”, adentraram no local com ordem dos “chefes” de uma facção para matar o “dono da boca de fumo” e todas as pessoas que estivessem no local. No entanto, como não encontram o dono, os infratores mataram Laércio Freitas, que estava no local apenas para deixar um recado.

As investigações realizadas pela equipe da Delegacia Geral resultaram na prisão dos seguintes acusados de envolvimento nesse crime: “Macaxeira”, de 20 anos (executor); “Leo ou Gárgula”, de 23 anos (executor); e “Lobão, Tequila ou Doutor”, de 22 anos (mandante).

“As investigações apontaram que nos ataques dessas facções às bocas de fumo, contra os rivais no tráfico de drogas, nem sempre são alvejados e ou mortos os alvos principais visados pelos infratores, pois normalmente esses criminosos, quando percebem o perigo, fogem. Diferente de eventuais vítimas secundárias e ou inocentes, que julgando não estarem devendo nada para ninguém, não correm e nem se abrigam, virando alvos fáceis nas mãos dos infratores, que desde o princípio já vão à ação determinados a matar o alvo principal ou quem encontrar pela frente”, destacou Camapum.

Ainda segundo o delegado, foi representado pela prisão preventiva dos três acusados deste crime. A Justiça deferiu o pedido que foi cumprido pela equipe da DGH.

Macaxeira foi preso no bairro Raiar do Sol. Gárgula e Lobão tiveram suas prisões cumpridas na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, onde estão presos por outros crimes.

O segundo homicídio esclarecido pela equipe da DGH foi do adolescente Thayllor de Oliveira Sousa, de 14 anos, ocorrido no dia 13 de abril de 2018. O autor do crime foi apontado como sendo “MC” ou “Marquinho”, de 20 anos.

De acordo com informações prestadas pelo delegado Jorge Wilton, que presidiu as investigações, o adolescente foi morto após ser imobilizado pelos bandidos.

AZAZEL – O nome Azazel é citado na Bíblia no Livro de Levítico, Cap. 16, e faz menção a um bode que era entregue para morrer com culpa, simbolizando os que se perdem com as forças do mal.