Polícia

Operação reforça combate a crimes ambientais em Roraima

Objetivo é coibir a pesca esportiva ilegal na região do Baixo Rio Branco

Com o objetivo de coibir a pesca esportiva ilegal na região do Baixo Rio Branco, será realizada nos municípios de Rorainópolis e Caracaraí, no sul de Roraima, uma operação de combate a crimes ambientais.

A operação é composta por oito policiais militares que embarcaram na manhã desta segunda-feira, 21, e permanecerá na região até o dia 30 de setembro.

A operação é da PMRR (Polícia Militar de Roraima), por meio da Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental), do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e da 2ª CPI/PMRR (Companhia Independente do Interior). As ações serão realizadas especificamente nas comunidades ribeirinhas de Santa Maria do Boiaçu (em Rorainópolis), vila de Caicubi e seus entornos (Caracaraí), com patrulhamento prioritário no rio Jufari, na divisa com o Amazonas.

O comandante da Cipa, major Paulo Anderson, destacou a importância da operação na preservação do meio ambiente e segurança dos moradores.

“Além de formarmos uma parceria, é muito importante fazer uma aproximação da instituição com os moradores das comunidades ribeirinhas. São ações de segurança pública para que todos tenham mais segurança naquela região”, disse.

O major Anderson relatou ainda que o patrulhamento na região vai de encontro à prática de crimes corriqueiros denunciadas pelos ribeirinhos. “Os moradores da região denunciaram que, no período de verão, ocorrem pescas esportivas de forma ilegal por empresas com embarcações vindas do Amazonas. Nossa presença é fundamental para tentar impedir que continuem com essa prática, além combater outros tipos de crimes ambientais”, ressaltou.