Polícia

PF desarticula área de garimpo com lan house, dentista e mercado

Na ocasião, também foram inutilizados bens dispostos diretamente nas atividades criminosas, como motores e aeronaves

A Operação Ianomâmi 709, de combate ao garimpo em terra indígena, resultou na desarticulação de uma área de garimpo com mais de 2 mil pessoas, lotada com lan house, consultório odontológico, mercados e bares.

A operação foi deflagrada pela Polícia Federal em Roraima (PF-RR) entre os dias 05 e 14 de março, com o objetivo de desarticular o garimpo ilegal e desmobilizar os garimpeiros envolvidos nas atividades em quatro áreas na região da Terra Indígena Ianomâmi.

A identificação dos locais foi fruto de levantamentos realizados pela PF com base em ações anteriores e em dados de inteligência, integrados à Plataforma de Monitoramento com Imagens de Satélite (Planet).

Imagens aéreas da região ocupada pelos garimpeiros (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A ação, coordenada pela PF, contou com o apoio do Ibama, ICMBIO, da Força Aérea e do Exército Brasileiro. Foram realizadas incursões nas regiões conhecidas como Couto de Magalhães, Parima, Catrimani e no Rio Uraricuera.

ÁREA DE GARIMPO – Em apenas um dos garimpos, em região conhecida como “Fofoca do Cavalo”, no rio Uraricuera, os policiais estimaram a presença de mais de 2 mil pessoas.

Segundo a Polícia Federal, a área contava com uma infraestrutura com bares, lan house, mercado e até um local onde parecia funcionar um consultório odontológico.

Na ocasião, também foram inutilizados bens dispostos diretamente nas atividades criminosas, como motores e aeronaves e feitas apreensões de objetos que poderão servir como meios de prova, como GPS, celulares e aparelhos de internet via satélite utilizados pelos suspeitos.

Também foram apreendidos minérios como ouro e mercúrio; armamentos e drogas; e coletadas amostras das águas dos rios da região, as quais serão objeto de análise da perícia da Polícia Federal.

Já nos dias 16, 17 e 19 de março deste ano, a PF-RR apoiou ação do Exército contra garimpos nos municípios do Uiramutã, Normandia e Alto Alegre.

IANOMÂMI 709 – A Operação faz referência à determinação acerca da desintrusão de invasores em áreas indígenas contida em sede da ADPF 709, contexto o qual também se insere essa ação.