Polícia

PF faz operação contra grupo especializado em migração ilegal no Brasil

Grupo criminoso alvo da operação atuaria na fronteira do Brasil com a Guiana e teria realizado a travessia de centenas de migrantes com a cobrança de elevados valores, em dólar

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (30) a operação Open Border, para desarticular uma organização criminosa que seria especializada na promoção de migração ilegal em território brasileiro.

São cumpridos nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal criminal da Seção Judiciária de Roraima, sendo dois no município de Bonfim, fronteira com a Guiana, e sete em Boa Vista.   

A investigação foi iniciada com a prisão em flagrante de dois suspeitos que entravam ilegalmente no Brasil com 21 estrangeiros em uma van,
para obter vantagem econômica.

O grupo criminoso atuaria na fronteira do Brasil com a Guiana e teria realizado a travessia de centenas de migrantes com a cobrança de elevados valores,
em dólar.

As ações ocorreriam na madrugada, e contariam com a participação de barqueiros que fariam a travessia do rio que divide os países. Após cruzarem a
fronteira, os migrantes permaneceriam na mata até serem abordados pelos agentes responsáveis diretamente pela travessia.

O grupo contaria com uma estrutura que envolveria motoristas, caseiros, olheiros e barqueiros, que garantiriam a chegada das vítimas até Manaus.

Hotéis e pousadas também seriam utilizadas pelo esquema, e hospedariam os migrantes sem a apresentação de qualquer documentação, seja do Brasil ou da Guiana.

Aa investigações, que apontam que o grupo criminoso também possuiria relacionamentos em outros países, como na República Dominicana, seguem em andamento.

A operação batizada em nome inglês significa “Fronteira Aberta” e é uma referência ao trato dado à fronteira pelos suspeitos.