Polícia

PF mira grupo por extração e venda ilegais de minérios da Terra Yanomami

Corporação cumpre mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal, na casa de quatro investigados

A Polícia Federal iniciou na manhã desta quinta-feira (19), em Boa Vista, a segunda fase da Operação Urihi Wapopë, com a intenção de desarticular uma organização criminosa dedicada à extração de minério em garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami e a venda do material. A corporação cumpre mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal, na casa de quatro investigados.

Segundo a PF, as investigações da ação desta quinta indicam que o grupo ligado a uma empresa de táxi aéreo e uma empresa de poços artesianos, juntos possuem por volta de 20 helicópteros destinados ao transporte do minério extraído ilegalmente.

A PF notou que, além da extração irregular de minério, o grupo estaria ocultando patrimônio por meio da transferência de bens a terceiros e promovendo a remessa de dinheiro para o exterior com uso de falsa identidade ou por meio de operação de câmbio não autorizada.

As investigações apontam que o grupo criminoso teria ainda criado uma empresa fantasma objetivando ocultar sua movimentação financeira ilícita.


Carro da PF em um dos endereços alvos da operação (Foto: PF)

A ação é um desdobramento das investigações resultantes da primeira fase da operação, realizada em outubro de 2021.

O nome da operação alude ao nome usado pelos povos yanomami para se referirem aos garimpeiros, que invadem a Terra Indígena e destroem as áreas de floresta, próximas aos rios, em busca de minério.