Polícia

PM flagra tentativa de assalto e prende suspeitos após fuga

Um rapaz de 23 anos foi preso e um adolescente de 15 anos apreendido na manhã desta quarta-feira (11) no bairro Laura Moreira, zona Oeste de Boa Vista. A dupla foi flagrada no momento que cometeria um assalto em uma parada de ônibus. Durante a captura, o mais velho tentou agredir um policial e precisou ser controlado com balas de borracha. 

A equipe do 2º Batalhão da Polícia Militar realizava patrulhamento pela avenida Major Ecildon Pinto, quando visualizou os dois indivíduos em uma motocicleta. A dupla havia se aproximado da parada de ônibus para anunciar o assalto quando perceberam a presença da guarnição, tentaram disfarçar e iniciaram uma fuga em alta velocidade, momento em que por pouco uma mulher e duas crianças não foram atropeladas.

Conforme o relatório da ocorrência (ROP), os indivíduos seguiram em direção ao Conjunto Manaíra. A moto era conduzida pelo adolescente e, por conta da velocidade, acabaram caindo por cima da calçada e continuaram fugindo a pé, pulando os muros das residências. Devido à dificuldade de capturá-los, foi necessário o reforço policial de outras três equipes.

Com os reforços, os policiais iniciaram a busca pelos elementos realizando a entrada nos quintais, com a devida autorização dos moradores. A dupla foi visualizada no final da rua Guarabira, já com outras vestimentas para despistar as guarnições, o que não funcionou.

Ainda segundo o ROP, os dois decidiram fugir para lados opostos e o mais velho foi localizado na Rua Cajazeira. Um dos policiais deu ordem de parada, porém, o elemento pulou o muro de uma residência, mas foi alcançado. Ele ainda tentou fugir pelo portão, mas foi cercado por outro agente. Sem saída, o suspeito tentou atacar um dos soldados, que efetuou três disparos de bala de borracha para neutralizá-lo, dois deles no joelho esquerdo.

Os moradores, mesmo assustados, ajudaram aos policiais com informações e o adolescente foi localizado. Ele também tentou resistir à apreensão, mas foi contido com algemas. As roupas que eles utilizaram no momento do flagrante foram encontradas em uma piscina, junto com uma faca de cabo preto, de aproximadamente 20 centímetros.

Ao consultar a placa da motocicleta utilizada por eles, foi descoberto que ela era furtada. Os policiais acionaram a vítima que mostrou imagens de câmeras de segurança que flagraram o momento em que o mais velho da dupla cometeu o furto. Os dois foram apresentados à Delegacia de Defesa da Infância e Juventude (DDIJ). (VF)