Polícia

PRF desmantela grupo suspeito de garimpo e contrabando de gasolina

Nove pessoas foram detidas e mais de 1,3 mil litros de combustível são apreendidos

Um grupo suspeito de atuar no garimpo e no contrabando de gasolina foi autuado no interior de Roraima pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Nove pessoas foram detidas e mais de 1,3 mil litros de combustível foi apreendido, além de um barco e outros equipamentos normalmente usados para a extração ilegal de minérios.

A ação ocorreu na sexta-feira, 07. Segundo a PRF-RR, o grupo foi localizado nas proximidades do rio Uraricoera durante serviço de ronda, na altura do km 582 da BR 174. A equipe teria percebido uma movimentação suspeita de pessoas em um bar, às margens do rio.

Com a aproximação dos agentes, a informação é que diversos indivíduos fugiram para a mata e outros empurraram as embarcações, repletas de carotes, de volta ao rio. Três pessoas foram detidas. Durante a abordagem um veículo com quatro passageiros se aproximou e os ocupantes foram identificados como patrões dos garimpeiros e também foram detidos no local.

Após buscas nas redondezas, foi localizado um veículo que continha cerca de 950 litros de gasolina e uma carcaça de bomba draga, equipamento comumente utilizado nas atividades de garimpagem.

Também, foi identificado nas imediações do bar, um alojamento onde estavam armazenados outros 330 litros de gasolina e mantimentos. Dois homens se apresentaram como responsáveis pelos materiais e afirmaram que levariam o carregamento para uma região onde ocorrem as atividades do garimpo. Às margens do rio, os policiais encontraram ainda 35 carotes vazios, 10 botijas de gás, motores de popa, hélices, aparelhos celulares e mais carcaças de bombas draga.

Os nove envolvidos e todo o material apreendido foram entregues no 5º Distrito Policial em Boa Vista, por suspeita de envolvimento nos delitos de exploração de recursos minerais sem autorização e de transportar ou ter em depósito produto ou substância tóxica em desacordo com a legislação vigente.