Polícia

Piloto brasileiro é preso na Guiana com mais de 750 kg de drogas

Sacos de cocaína rotulados “King Coca 30” foram encontrados a bordo de avião ilegal

Quase 640 kg de cocaína foram encontrados em sacos com a inscrição “King Coca 30” amarrados dentro de um avião monomotor ilegal que pousou na pista de Mahdia, Região 8 (Potaro-Siparuni), na tarde deste domingo, 10, informou a Força Policial da Guiana, ao site Demerara Waves.

A polícia disse que o avião, Cessna Skyline, que pode saído da Venezuela, teria pousado sem autorização.

A cocaína e 120,45 kg de maconha foi pesado pela polícia antinarcóticos na Sede do Departamento de Investigações Criminais na presença do piloto colombiano, Rodrigues Estiven de 42 anos, e do copiloto brasileiro, Mateus Vinicius Alberto de 24 anos, informaram os investigadores.


Droga sendo descarregada (Foto: Divulgação)

A marcação “King Coca 30” estava em 8 dos 10 sacos de cocaína, semelhante aos 973 blocos de cocaína da marca “King Coca” que foram apreendidos na África do Sul no ano passado, a bordo de um navio de pesca registrado no Panamá.

A polícia da Guiana estava no domingo à noite tentando determinar qual era o destino do avião, que apresenta marcas semelhantes à de registro dos Estados Unidos, N5470Z. A polícia disse que a aeronave pousou na pista de Mahdia por volta das 14h20 de domingo e “as tropas informaram os dois homens suspeitos e ambos foram presos e levados sob custódia policial”.

A polícia disse que também encontrou dois dispositivos do Serviço de Posicionamento Global (GPS), um telefone via satélite, um aparelho de rádio e dois telefones celulares.

Segundo fontes policiais, tambores de combustível vazios foram vistos a bordo da aeronave, sugerindo que um pouso de precaução foi feito para garantir suprimentos adicionais de combustível.

No passado, várias aeronaves ilegais abandonadas ou acidentadas e queimadas foram encontradas em várias partes do interior da Guiana e do Suriname.

King Coca 30 –  O termo pode ser traduzido para “Rei coca 30” ou “Rei da coca 30”.

Com informações do site Demerara Waves